terça-feira, 29 de setembro de 2009

Táxis liberados nos corredores de ônibus de SP até o final do ano

A Prefeitura de São Paulo renovou para até o final deste ano a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros. A circulação de veículos de passeio durante madrugadas, fins de semana e feriados, também foi prorrogada.

Para usufruir do direito, táxis não podem possuir película de escurecimento nos vidros, pois, de acordo com a prefeitura, ela dificultaria a visualização do interior do carro pela fiscalização.

Os corredores de ônibus liberados para o tráfego são: Pirituba/Lapa/Centro; Inajar/Rio Branco/Centro; Campo Limpo/Rebouças/Centro; Santo Amaro/Nove de Julho/Centro; Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro; Capelinha/Ibirapuera/Centro; Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Itapecerica/João Dias/Centro; e Paes de Barros.

Entre os veículos de passeio, a medida vale para todos os dias das 23 às 4 horas, nos fins de semana, das 15 horas do sábado às 4 horas da segunda-feira, e nos feriados, da 0 hora às 4 horas do dia seguinte.

Fonte: Último Segundo


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novidade: Empresa consegue transformas tração de trolebus e mostra alternativa para baratear custos de fabricação e manutenção de veículos elétricos

• Corrente de tração alternada no Trolebus permite uso de eixos e componentes nacionais mais baratos

• Um veículo está em teste no corredor que liga a zona Sul de São Paulo à zona Leste pelo ABC Paulista

Uma das grandes desculpas dadas por órgãos públicos e empresas para não adotar os trolebus, ônibus elétricos com emissão zero de poluentes, é o alto preço do veículo, que pode custar até 4 vezes mais que um ônibus convencional. Mas esta justificativa está com os dias contados. A Empresa Eletra (companhia nacional especializada em fabricação de ônibus com tecnologia limpa) conseguiu converter um trolebus antigo com corrente contínua, que necessitava de eixo de tração importado, em um veículo abastecido por corrente alternada. A diferença entre as duas formas de alimentação elétrica é muito técnica, mas na prática, a transformação pode significar um grande avanço no setor, principalmente em relação ao barateamento do veículo e ao desempenho.

O administrador de Contratos da Eletra, José Antônio do Nascimento, explica que o motor do trolebus de corrente contínua é feito quase artesanalmente, enquanto, com a tecnologia de corrente alternada, o motor pode ser feito em série. “Praticamente, usamos os mesmos conceitos de fabricação do motor a Diesel convencional, mas com a alimentação elétrica. Além disso, o eixo de tração, responsável por movimentar o veículo com a força fornecida pelo motor, pode ser o eixo de qualquer ônibus articulado nacional.
Para o trolebus de corrente contínua, o eixo tinha de ser importado. Isso resulta no barateamento não só da aquisição dos trolebus, mas também da manutenção. Sem dúvida, é um avanço no setor, que estávamos estudando já há algum tempo”.

O site flagrou neste domingo, dia 27 de setembro, na Parada Paraíso, no Bairro Paraíso, em Santo André, o carro prefixo 7301 da Metra, empresa que faz a ligação entre São Matheus, na zona Leste da Capital Paulista, e Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista. O Busscar Urbanuss Pluss Mercedes Benz foi um dos primeiros veículos fabricados pela Eletra, ainda na época da corrente contínua. O ônibus elétrico foi transformado para corrente alternada.

Outro avanço para os trolebus, segundo José Antônio do Nascimento. “Além da produção de trolebus com o sistema de alimentação de corrente alternada, a transformação dos trolebus mais antigos para este sistema é mais um avanço, pois significa que não dá para baratear somente os custos de manutenção de veículos novos, mas, a longo prazo, dos veículos qu
e já estão rodando. Isso significa que a empresa que mantém este trolebus não vai perder dinheiro com ele, já que é possível transformá-lo” conta José Antônio do Nascimento. A transformação em vários casos pode ser interessante, pois o trolebus tem uma vida útil no mínimo duas vezes maior que do ônibus convencional.

Sendo assim, a empresa pode manter um carro por mais tempo e agora com manutenção menos cara. Mesmo com a corrente alternada, os custos dos trolebus ainda são maiores que dos ônibus a Diesel, mas com a inovação, a relação destes custos com os benefícios da vida útil maior, mais conforto para motoristas e passageiros e emissão de poluição zero torna-se vantajosa.
Outro veículo, o prefixo 1900 da Viação Himalaia, que serve o Consórcio 4 Leste, de linha municipal da Capital Paulista, conta também com a tecnologia. “Até o momento, o trolebus com tração modificada, que roda pelo corredor da Metra (o que foi flagrado), não apresentou nenhum problema. O funcionamento está muito bom” – complementa José Antônio do Nascimento.

Diferentemente dos outros veículos da Metra, que
são pintados nas cores cinza e branco, com o desenho no padrão da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – o trolebus 7301 está nas cores verde e branco, que deve se tornar padrão para veículos elétricos e híbridos no corredor, que conta também com veículos diesel. O Trolebus ostenta sobre as janelas laterais a frase: “Veículo 100% Elétrico – Poluição Zero”. No corredor, já há um outro veículo com corrente alternada, o Caio Millennium Mercedes Benz 7400, mas este já foi fabricado com a tecnologia. O veículo flagrado foi transformado e, como o administrador da Eletra disse, a transformação pode ser uma opção para poder público e empresa.

José Antônio do Nascimento lembra que por mais limpo que seja atualmente o diesel, o biodiesel, o sistema elétrico híbrido, na questão de preservação do meio ambiente, ainda nada se compara ao velho trolebus ou ao ônibus que funciona a hidrogênio, que ainda precisa ser desenvolvido e barateado. “Os ganhos não só das empresas, mas da sociedade, com veículos que não agridem o meio ambiente, não produzem barulho excessivo e que oferecem conforto a quem o usa e para quem está do lado dele já justificaram maior atenção aos trolebus.


Com métodos de alimentação, fabricação e manutenção mais baratos, a questão dos veículos elétricos voltarem a compor o cenário urbano deve ser pensada com mais carinho ainda” A indústria está fazendo a parte dela. Mas é certo que os trolebus exigem, para funcionar plenamente, investimentos em redes aéreas melhores e em vias, segregadas ou não, com melhores condições, para evitar as quedas de pantógrafos (as alavancas que ligam os veículos aos fios). Mas especialistas em transportes e meio ambiente garantem que estes investimentos acabam sendo bem mais baixos que pos custos causados pelo stress do trânsito, pelo barulho e poluição do ar.

Texto e fotos: Adamo Bazani, busólogo que adora a história dos transportes, mas que sabe que o setor nunca pode perder o foco das inovações.

Prefeitura do Rio de Janeiro vai cassar linhas das empresas Ocidental, Oriental e Feital

Após passar por uma vistoria na tarde desta segunda-feira (28), a Viação Oeste Ocidental, da Zona Oeste do Rio, terá sua licença cassada pela Prefeitura. Além dela, as empresas Oriental e Feital também serão proibidas de circular por mau atendimento à população.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, um edital de licitação será publicado em 30 dias para escolher quem vai operar as 47 linhas deixadas pelas empresas. Por ordem da Justiça, nesta segunda, ônibus da Ocidental foram operadas provisoriamente por outras empresas de transporte.

Ainda de acordo com a Secretaria, as três empresas que estão perdendo as linhas foram notificadas no início do ano para que melhorassem as condições de suas frotas. Mas, até agora, os fiscais não perceberam mudanças significativas na operação.

No início de setembro, quatro pessoas morreram em um acidente na Avenida Brasil com um ônibus da linha 397, da Viação Ocidental. O veículo estava em péssimo estado de conservação e os pneus carecas.

O RioÔnibus informou que ainda não foi notificado da decisão.

Ônibus são vistoriados

Durante a manhã desta segunda, representantes do Sindicato dos Rodoviários verificaram se os ônibus tinham passado por reparos. Eles atestaram que os veículos estão sem condições de circulação.

A empresa se comprometeu a fazer consertos na frota durante o fim de semana para tentar que a Justiça libere a circulação de parte dos veículos.

Numa audiência realizada na semana passada e que durou mais de três horas, a Viação Ocidental informou que, dos 180 ônibus que possui, 44 estariam com a documentação em dia e em condições de circular com segurança.

O Ministério Público disse que vai avaliar a documentação e, se ficarem comprovados os consertos, poderá pedir a liberação dos ônibus.

Fonte: G1

Ônibus da Ocidental são vistoriados no Rio de Janeiro

Os ônibus da Viação Oeste Ocidental, da Zona Oeste do Rio, passaram por uma vistoria nesta segunda-feira (28). A empresa se comprometeu a fazer consertos na frota durante o fim de semana para tentar que a Justiça libere a circulação de parte dos veículos.

A garagem da empresa não está mais lacrada, mas os veículos continuam proibidos de circular. Durante a manhã, representantes do Sindicato dos Rodoviários verificaram se os ônibus tinham passado por reparos.

44 ônibus em condições de circular

Numa audiência realizada na semana passada e que durou mais de três horas, a Viação Ocidental informou que, dos 180 ônibus que possui, 44 estariam com a documentação em dia e em condições de circular com segurança.

A Justiça determinou uma vistoria na frota. O Ministério Público disse que vai avaliar a documentação e, se ficarem comprovados os consertos, poderá pedir a liberação dos ônibus. O Sindicato acredita que, ainda nesta segunda-feira, poderá concluir a vistoria nos 44 ônibus.

Também nesta segunda-feira (28), a juíza Márcia de Carvalho deve ter novo encontro com representantes da Viação Oeste Ocidental. Ela vai analisar o resultado da inspeção e, dependendo do que for apresentado, alguns ônibus poderão voltar a circular na terça-feira (29).

Ônibus de outras seis empresas estão cumprindo o trajeto das linhas da Ocidental.

Fonte: G1

domingo, 27 de setembro de 2009

Ônibus levava 35kg de maconha de Pernambuco para o Piauí

A Polícia Rodoviária Federal - PRF - apreendeu no final da madrugada deste domingo (27) cerca de 35 quilos de maconha em um ônibus da empresa Gontijo, que vinha de Pernambuco para o Piauí. A droga foi descoberta em uma operação de rotina por volta de 4h30min da manhã, no posto da BR-316, zona sul de Teresina.

O inspetor Tony Carlos informou que a droga estava guardada em uma mala grande no bagageiro externo do ônibus, que fazia a linha Petrolina/PE - Teresina. Foram achados 31 tabletes de maconha.

A PRF ainda tentou localizar o passageiro responsável pela bagagem, mas não havia ninguém com o bilhete correspondente à mesma. Os inspetores decidiram levar o caso para a Delegacia de Repreensão a Entorpecentes, que guardou a maconha e a lista com os nomes de todos os ocupantes do veículo, para posterior investigação.

Fonte: Cidade Verde.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prefeitura confirma venda da Viação Cidade de Americana à Amparo Viação Turismo

A Prefeitura Municipal de Americana (SP) anunciou oficialmente que a VCA (Viação Cidade de Americana) foi vendida para a Amparo Viação Turismo. A VCA, através do protocolo 45.012/2009 comunicou a transferência do controle da empresa para o casal Valdir Mansur Teixeira e Maria Cristina Mansur Teixeira, proprietários da Amparo Viação. Os rumores sobre a venda da VCA rondam Americana há meses, porém nenhum lado confirmava a informação. O prefeito de Americana, Diego de Nadai, aprovou a venda e disse que, com o fim do impasse da venda, o projeto de implantação do bilhete único na cidade poderá ser agilizado, uma vez que a outra operadora da cidade, a Viação Princesa Tecelã (VPT), já até teria conversado com os novos donos da VCA e fechado que irá administrar e implantar o sistema eletrônico na cidade. Na antiga administração da empresa recém-vendida, havia uma disputa sobre quem iria implantar e gerenciar o sistema na cidade. Há também uma antiga disputa sobre a comercialização de passes e operação de linhas entre a VCA e a VPT, disputa essa que não deverá mais acontecer com a venda da primeira empresa.


Apesar da confirmação da Prefeitura da cidade e até da Viação Princesa Tecelã, o diretor da VCA, Jefferson Elias nega a venda da empresa e informa que só fez o protocolo na prefeitura para uma possível futura venda, informando desde então como seria a transferência do controle acionário da viação. Em fevereiro, o blog “Novo Momento” já havia adiantado que a VCA estava à venda por R$ 60 milhões.


A VCA surgiu no início desta década depois de uma disputa entre sócios da AVA (Auto Viação Americana), empresa que operava o sistema municipal na cidade de Americana, além de deter linhas rodoviárias, operar fretamento e turismo e linhas metropolitanas na região de Campinas. Depois de um acordo, um dos sócios, Jefferson Elias, ficou com as operações urbanas de Americana e a rede de fretamento e turismo. Com essa parte, criou a Viação Cidade de Americana, e a AVA continuou com as demais linhas que opera até hoje.


Texto: Portal InterBuss (com informações do Jornal TodoDia, Rádio Notícia e Blog Novo Momento)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Princípio de incêndio no metrô superlota ônibus em São Paulo

O princípio de incêndio que interrompeu a circulação de trens do Metrô na Estação Sé na manhã desta quarta-feira (23) fez com que pontos de ônibus ficassem lotados próximo à Estação Santana, na Zona Norte de São Paulo. A circulação ficou parada entre 6h37 e 6h50, causando reflexos em toda a malha.

Por causa do princípio de incêndio, houve uma grande quantidade de fumaça na estação. O problema aconteceu no sentido Jabaquara da Linha 1- Azul. Passageiros saíram dos trens e chegaram a andar pelas linhas do trem na Estação Armênia para seguir a pé ou de ônibus para o trabalho.

Por volta das 8h, os trens já estavam circulando, mas mais lentos do que o normal. Com isso, foi gerado um acúmulo de passageiros nas estações.

Os usuários que estavam no vagão afetado foram retirados, e a composição foi levada para o pátio de manutenção. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo, e informou que ninguém ficou ferido.

A assessoria de imprensa do Metrô informou por volta das 7h40 que a situação já estava se normalizando na rede. Entretanto, às 8h10, os passageiros ainda enfrentavam problemas.

Por causa da interrupção e da diminuição da velocidade das composições, os ônibus que fazem a integração com o Metrô não estavam parando nas estações por volta das 8h15, e seguiam direto para o Centro da cidade.

Fonte: G1

Passageiros de ônibus são feitos reféns durante assalto a banco em São Paulo

Criminosos fizeram motoristas e passageiros de ônibus reféns na madrugada desta quarta-feira (23) durante um assalto a um banco em Perus, na Zona Norte de São Paulo. Um caixa eletrônico foi roubado pelos homens, que fugiram em seguida.

Um dos motoristas mantido refém contou que descia a Avenida Silvio de Campos em direção à cidade de Itupeva, transportando 18 passageiros. Por volta das 3h, ele foi abordado por cerca de 20 homens encapuzados, que obrigaram os passageiros a descer e depois levaram o motorista até o Viaduto UIlisses Guimarães, para que o ônibus bloqueasse o acesso da polícia.

Um outro motorista de micro-ônibus foi obrigado a fazer o mesmo. Os criminosos então seguiram para o banco, usando ferramentas como marretas, pé de cabra e maçaricos.

Eles retiraram um caixa eletrônico da agência e obrigaram os reféns a colocá-lo dentro dos carros dos criminosos que estava estacionados. Em seguida, fugiram pela Avenida Doutor Silvio de Campos. O caso foi encaminhado para o 46º Distrito Policial, também em Perus.

Ibirapuera

Dois assaltos em um intervalo de meia hora assustaram quem passava pela Avenida Indianópolis, na região do Ibirapuera, na tarde de terça-feira (22).

Dois homens entraram em uma loja e anunciaram o assalto. Eles levaram equipamentos eletrônicos e fugiram em um carro. Meia hora depois e a cinco quarteirões de distância da loja, um outro roubo. Dois homens numa moto tentaram roubar um homem que passava na rua, na esquina das avenidas Indianópolis e Rubem Berta.

Eles pensaram que o homem carregava um computador de mão, mas na pasta da vítima só havia revistas. “Eu acho que eles devem ter achado que tinha notebook, porque a mala é quadrada, só que não tinha nada disso”, disse a vítima.

Policiais que passavam pelo local viram o assalto, seguiram a moto e mandaram os bandidos parar. Um dos homens que estavam na moto sacou uma arma. Um policial atirou e os dois ladrões caíram. Um deles levantou com a arma na mão. A polícia atirou novamente e atingiu os homens. O revólver foi apreendido, e nenhum disparo foi feito pelos ladrões.

Fonte: G1

Justiça interdita ônibus de uma linha da Ocidental, no Rio de Janeiro

A Justiça do Rio determinou, em caráter emergencial, a interdição de todos os ônibus da linha 397, que faz o trajeto Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, até a Praça Tiradentes, no Centro da cidade. De acordo com a juíza Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial da capital, a decisão foi tomada por causa da má conservação dos veículos. A magistrada também fixou multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento da decisão.

No último dia 14, a juíza já havia acatado o pedido feito pelo Ministério Público para suspender o serviço. Mas a Viação Oeste Ocidental conseguiu uma liminar antes mesmo de ser notificada, apresentando os certificados de vistoria do veículo.

MP realizou inspeção

De acordo com o TJ, o Ministério Público realizou uma inspeção nos ônibus e constatou que a empresa, ao saber da vistoria, remanejou carros de outras linhas como se fossem a 397.

Ainda de acordo com a denúncia, no mesmo dia da inspeção, um dos ônibus da empresa teria atropelado uma adolescente na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. Segundo o TJ, foi verificado que o ônibus estava com o pára-brisas trincado, a sinaleira defeituosa, bancos soltos e pneus carecas.

O G1 entrou em contato com a Viação Oeste Ocidental, mas ainda não obteve resposta. A Rio Ônibus informou que vai entrar em contato com o responsável da empresa e enviar uma resposta.

Fonte: G1

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ESPECIAL - Kassab e secretários vão trabalhar de ônibus no Dia Mundial Sem Carro

Apesar de São Paulo não participar oficialmente do Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, foram trabalhar de ônibus na manhã desta terça-feira, 22. Kassab saiu de casa, em Pinheiros, pegou um ônibus na Av. Faria Lima e foi de ônibus até a Rua Martins Fontes, de onde foi apé até o Viaduto do Chá, onde fica a sede da Prefeitura.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge e o Secretário dos Transportes, Alexandre Moraes, acompanharam o prefeito.

Fonte: Estadão

ESPECIAL - No Dia Mundial Sem Carro, trânsito é restrito e transporte coletivo, bicicletas e pedestres são priorizados em Curitiba

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira, 22, 40 quadras de 15 ruas do centro de Curitiba foram fechadas às 6h e só voltam a ser liberadas às 20h. A prefeitura autorizou o acesso nesses trechos apenas para ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência.

Uma extensa programação está prevista para ocorrer em toda a cidade durante o dia. Nas ruas haverá exames de saúde e atividades de educação de trânsito, lazer e serviços, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes. Quem se interessar poderá utilizar um dos quatro ciclotáxis - puxados por bicicletas - que ficarão à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas.

Os passeios serão coordenados pelo Grupo de Transporte Humano, da União de Ciclistas do Brasil. Nesses trajetos serão distribuídas 5 mil mudas de árvores nativas e 3 mil de flores. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará ações de educação ambiental para chamar a atenção da população sobre o impacto do uso abusivo dos veículos individuais para o aquecimento global.

A prefeitura fez campanhas convidando a população para deixar nesta terça o carro na garagem e usar ônibus, sair a pé ou de bicicleta, em benefício da saúde e da cidade, que tem um dos mais altos índices de motorização do país, de 1,67 habitante por veículo.

Dados da prefeitura mostram que o número de veículos na capital paranaense passou de 684, 2 mil em 1999, para 1,097 milhão em 2008. Nesse período, a população estimada da capital passou de 1,57 milhões para 1,82 milhões. Os dados indicam que em uma década a frota de automóveis aumentou 60%, enquanto a população cresceu 15,8%.

A programação também inclui a criação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, composto por representantes da sociedade, como de universidades, e de ONGs, e do setor produtivo. A ideia, conforme a prefeitura, é que o novo fórum defina estratégias de planejamento urbano para que a cidade se adapte às mudanças provocadas pelo aquecimento global.

O fórum fará um estudo sobre a vulnerabilidade da cidade em relação aos efeitos do aquecimento para prever ações como o atendimento à população, pela Defesa Civil, em casos de eventos climáticos extremos.

Também nesta terça Curitiba comemora os 35 anos do primeiro ônibus expresso a circular pela cidade, dando início ao sistema de via exclusiva - canaleta, por onde transitam hoje 2,3 milhões de passageiros por dia.

A cidade também conta com a Linha Verde, com 9,5 quilômetros de via exclusiva para o transporte coletivo. Esses ônibus são abastecidos com biocombustível, 100% à base de óleo de soja, e emitem 70% menos poluentes.

Fonte: Estadão

ESPECIAL - SP não aumenta oferta de transporte no Dia Mundial Sem Carro

São Paulo participa nesta terça-feira, 22, pela terceira vez do Dia Mundial Sem Carro, mas sem oferecer condições ideais para que as pessoas optem por deixar o carro em casa e, no lugar, possam caminhar, andar de bicicletas e, principalmente, usar o transporte público. E por isso a adesão ao evento não deve ser expressiva. Como não foi aumentada a quantidade de ônibus e trens, o transporte público só conseguiria absorver 16% dos usuários de automóveis nos horários de pico, se toda a frota circulante de 3,5 milhões parasse.

A São Paulo Transportes (SPTrans), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô não montaram nenhuma programação especial para a data e vão circular com a mesma frota. A alegação é que não está previsto um aumento significativo na demanda por causa da data. A prefeitura do Rio, por exemplo, colocou cerca de mil ônibus a mais nas ruas.

"O objetivo não é nem tanto conscientizar sobre o uso do transporte público. A ideia é fechar áreas para não haver a circulação de veículos e então as pessoas têm de pensar em uma alternativa. O transporte é consequência", diz o diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Nazareno Affonso. "Mas já começa que nenhuma rua foi fechada; então, vai ser difícil alguém voluntariamente deixar o carro em casa e ir de ônibus."

O Metrô tem capacidade para transportar 1,122 milhão de usuários nas três horas do pico da manhã - o mesmo à tarde. O número leva em conta os dois sentidos de todas as suas cinco linhas. Nesse período, 771.750 pessoas utilizam esse meio. Também no pico da manhã, os 13.728 ônibus da SPTrans levam 1,2 milhão de passageiros - a capacidade total para o horário é de 1,680 milhão. Somando-se as vagas disponíveis nos dois meios, sobram apenas 830.250 para os cerca de 4,9 milhões de usuários de automóveis (a ocupação é de 1,4 pessoa por veículo). A conta não fecha.

Fonte: Estadão

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESPECIAL - Autoridades usarão alternativas para chegar ao trabalho no Dia Mundial "Na Cidade Sem Meu Carro" no RJ

Seguindo o exemplo de cidades européias que adotaram o Dia Mundial sem Carro, o Rio abraçou com força a iniciativa e, para dar o exemplo, autoridades vão, só por hoje, utilizar bicicleta ou o transporte público para irem a seus gabinetes.

O prefeito Eduardo Paes anunciou que hoje acordaria bem cedo para ir da Gávea Pequena até o Palácio da Cidade, em Botafogo, sobre duas rodas e nenhum motor em um percurso de 10 km.

Mesmo com a chuva prevista, a assessoria do prefeito garantiu que o trajeto feito por ele de bicicleta seria mantido.

Autoridades no metrô

Já secretárias municipais disseram que vão de metrô – bem protegidos da chuva. É o caso da secretária de Educação, Claudia Costin, que, após visitar uma escola no Leblon, deve seguir por um ônibus de integração até a estação Siqueira Campos em Copacabana, onde pegará o metrô até o Estácio/Cidade Nova, onde fica o Centro Administrativo São Sebastião.

A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, também optou pelo metrô, saindo por volta das 8h da estação Glória, acompanhada pelo subsecretário de difusão e democratização cultural, Humberto Araújo, que é saxofonista e vai tocar durante todo o trajeto.

– É importante que todo mundo participe de um iniciativa tão fundamental e a cultura vai contribuir com o que ela tem de melhor – disse Jandira.

Para testar os resultados da iniciativa da prefeitura equipamentos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizarão o monitoramento da qualidade do ar em dois pontos do centro do Rio: no estacionamento do Ministério da Fazenda, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Castelo e no posto de vistoria Santa Luzia do Detran, na Avenida Presidente Vargas.

– É uma oportunidade para que os 20% da população que utilizam transporte individual façam, em apenas um dia, o que os 80% restantes fazem o ano inteiro. Esperamos que a população abrace esta causa que vem mobilizando uma quantidade maior de cidades a cada ano em todo o mundo.

– disse o secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão.

Em defesa da bicicleta

O secretário estadual de transportes, Júlio Lopes, defende a maior utilização da bicicleta como meio de transporte.

– É preciso que a bicicleta seja encarada como um meio de transporte e não só como um objeto de lazer. Acontecimentos como os que estamos promovendo são fundamentais para que haja uma difusão desse hábito, que além de contribuir para a preservação do ecossistema, e oferecer mais saúde aos usuários, é uma poderosa ferramenta para a diminuição do tráfego intenso nas grandes cidades – disse o secretário.

Este é o primeiro ano que o Rio participa do Dia Mundial sem Carro. A iniciativa foi criada na França em 1998 em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

Segundo a Secretaria de Transportes, na capital colombiana, Bogotá, com 7 milhões de habitantes, o Dia sem Carro virou lei e conta com adesão total da população.

Maior oferta de ônibus, trens e metrô não continuará

A prefeitura do Rio informou que, mesmo com a chuva prevista para hoje, todas as atividades programadas para comemorar o Dia Mundial sem Carro estão mantidas.

Para reforçar a iniciativa, as empresas responsáveis pelo transporte público da cidade elaboraram um plano extra para atender à demanda maior das pessoas que deixarem o veículo em casa.

O Metrô Rio, a Supervia e a Fetranspor organizaram esquemas para atender toda a população.

A Supervia comunicou que disponibilizará 100% da sua frota, podendo, inclusive, realizar viagens extras de acordo com a demanda de passageiros.

O Metrô Rio também informou que colocará toda a frota em circulação durante todo o período de operação. Em todas as 33 estações das Linhas 1 e 2, cartazes estão afixados incentivando a população a deixar o carro em casa e a optar pelo metrô.

A Fetranspor comunicou que aumentará em 10% a frota de ônibus nas ruas. Normalmente, essa porcentagem é mantida na garagem para eventualidades.

A prefeitura determinou a redução do limite de velocidade de 32 ruas secundárias de Copacabana para 30 Km/h. Funcionários da CET-Rio trabalharão na instalação de 316 placas de sinalização para orientar os motoristas sobre a modificação na redução de velocidade, ao longo do dia.

A prefeitura também proibiu durante todo o dia de hoje o estacionamento de veículos no quadrilátero compreendido pela Avenida Rio Branco, a Rua Santa Luzia, a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua da Assembleia.

Para dar exemplo de adesão ao Dia Mundial sem Carro, o funcionalismo público municipal não poderá estacionar os veículos nas vagas dos prédios administrativos.

Além disso, a prefeitura determinou que os carros a serviço do governo municipal – tanto próprios quanto terceirizados – não poderão circular hoje, à exceção da os veículos operacionais, como reboques, caminhões de lixo e de demais serviços públicos.

Fonte: JB Online

Empresas investirão R$ 250 milhões na aquisição de 1000 novos ônibus para o Rio de Janeiro

As empresas de ônibus ligadas à Rio Ônibus e à Fetranspor anunciaram que vão investir em torno de R$250 milhões na aquisição de mil coletivos novos para circular em vários municípios da Região Metropolitana do Rio, até o final do Ano. A decisão foi tomada diante da regulamentação das vans intermunicipais.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), cerca de 200 novos veículos serão agregados à frota ainda em setembro, atendendo a população da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.

Segundo os empresários - que prevêem a oferta de cinco mil novos empregos, já que cada ônibus representa, em média, cinco postos de trabalho - a regulamentação do transporte complementar pelo governo do estado deu a garantia legal necessária para que estes investimentos fossem viabilizados.

Fonte: JB Online

Novo corredor de ônibus da Av. Ana Costa começa a funcionar hoje em Santos/SP

O novo corredor de ônibus da Avenida Ana Costa, no sentido Centro-praias, começa a funcionar hoje. Com a faixa da direita reservada para coletivos e táxis transportando passageiros, fica proibido o tráfego e o estacionamento de veículos particulares no local, das 17 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. A restrição fica estabelecida da Avenida Rangel Pestana, na Vila Mathias até a Praça Independência, no Gonzaga.
Apesar das novas regras entrarem em vigor a partir de hoje, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) concederá um período de adaptação aos motoristas. Neste primeiro momento não serão aplicadas multas aos condutores que descumprirem a medida.
Além disso, 17 operadores de trânsito orientarão os motoristas sobre o funcionamento do corredor. Segundo a CET, o prazo para início das punições ainda não foi determinado.
No entanto, o valor já foi estipulado. Os infratores estarão sujeitos a multas de R$53,20 mais três pontos na carteira, para quem trafegar no corredor; e de R$85,13 mais quatro pontos para aqueles que estacionarem em locais restritos.
Em conjunto à nova norma, a companhia desenvolveu outras ações, visando melhorar o fluxo na região. Para beneficiar os veículos que utilizam a via das 17 às 20 horas, a CET reprogramou os semáforos da avenida. Ao mesmo tempo, será proibido, a partir da quadra anterior à Av. Ana Costa, o estacionamento nas ruas Carvalho de Mendonça (o ponto de táxi dessa quadra também ficará inoperante durante essas três horas), Espírito Santo e Luiz de Farias.
As determinações também vão atingir as unidades escolares instaladas ao longo do corredor. O embarque e desembarquedos estudantes deverá ocorrer nas vias laterais. As vagas do estacionamento regulamentado do Gonzaga, demarcadas na avenida, serão liberadas apenas até às 17 horas.
A meta do corredor é favorecer o deslocamento rápido dos ônibus e, assim, reduzir o tempo de viagem dos coletivos, e estimular os motoristas a deixarem o carro em casa. No sentido praias-Centro, onde a faixa exclusiva foi implantada dia 22 de junho, houve redução de cerca de cinco minutos no trajeto do transporte público.

SEMANA

O lançamento do corredor inte- gra a programação da Semana Nacional de Trânsito que também começa hoje. Até a próxima sexta-feira, a CET realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre o comportamento no trânsito.
Amanhã, às 13h45, acontece uma ação educativa na Casa Branca School. Na quartafeira, haverá curso de aperfeiçoamento profissional para motoristas, das 8 às 12horas e das 13h30 às 17h30, no Sindicato dos Taxistas. Já na quinta-feira, a ação educativa acontece na Escola Portuguesa Infantil, das 8h30 às 14 horas. O último dia será marcado por uma palestra com o tema Direção Defensiva, às 9 horas, na Codesp.
Além disso, serão afixados dez painéis, 30 faixas e 20 banners em pontos diferentesda Cidade. Os vidros traseiros dos ônibus ganharão 20 busdoors, com mensagens como Educação é essencial. No trânsito é fundamental.

Fonte: A Tribuna

Ônibus pega fogo com 46 pessoas em Camaragibe/PE

A viagem era para ser de lazer. Mas no meio do caminho um incêndio dentro do ônibus, da empresa Bela Vista, levou pânico aos 46 passageiros que tinham saído de João Pessoa para passar o dia no Aldeia Water Park, em Camaragibe, na região Metropolitana do Recife (PE). Quem passou pela estrada de Aldeia, na altura do Km 4,5, na manhã de ontem, também levou um grande susto ao se deparar com o veículo em chamas no acostamento. Por pouco, ninguém ficou ferido. Mas o ônibus, em poucos minutos, foi completamente destruído. O motorista do coletivo juntamente com alguns motoristas que passavam pela via no momento ainda tentaram, em vão, com pequenos extintores minimizar a intensidade das chamas. O fogo só foi controlado mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros, que conseguiu conter o incêndio em menos de 20 minutos. Uma viatura foi suficiente para apagar o fogo.

Avisados pelo motorista do veículo Januário Gouveia, que percebeu de imediato a fumaça saindo da parte detrás do ônibus, os passageiros conseguiram sair e retirar toda a bagagem antes das labaredas se alastrarem por todo o coletivo. O grupo também pôde continuar o restante do passeio, já que um outro coletivo da Empresa Bela Vista havia feito o mesmo percurso e chegado um pouco antes ao mesmo parque aquático. "Os passageiros foram levados para o parque por esse ônibus e puderam aproveitar o dia como planejado. Um outro veículo veio de João Pessoa para fazer o transporte de volta do mesmo grupo", disse Januário Gouveia.

Grupo seguia para parque aquático

O problema, segundo o condutor, foi causado pelo motor do veículo, que explodiu. "Foi tudo muito rápido. Percebi pelo retrovisor que estava saindo uma fumaça branca na parte de trás do ônibus. Quando desci para ver o que acontecia, já vi as labaredas. Imediatamente, pedi aos passageiros que saíssem", contou o motorista. Ele disse ainda que houve um certo pânico durante a saída dos passageiros, mas considerou normal diante da situação temerosa.

Januário Gouveia informou também que o ônibus era novo e que recentemente havia passado por uma revisão. Nunca tive nenhum problema com ele. E durante toda a viagem não observei nada que pudesse indicar um problema no motor", ressaltou. A carcaça do ônibus será retirada por um guindaste da empresa Bela Vista.

O trânsito no local só ficou um pouco complicado nos primeiros 20 minutos após o acidente. Um guarda municipal da Prefeitura de Camaragibe foi acionado e ficou no local orientando os motoristas.

Fonte: O Norte

Passagem de ônibus em Florianópolis é a mais cara do país

Usuários do transporte coletivo pagam R$ 2,80 para se locomover na capital de Santa Catarina

Florianópolis é a capital brasileira com o transporte coletivo urbano mais caro do país. O último reajuste ocorreu em agosto deste ano, quando a passagem, de R$ 2,70, passou a custar R$ 2,80. O levantamento foi feito pelas prefeituras das 27 capitais nacionais.

Hoje em Florianópolis, quem paga uma passagem individual desembolsa os R$ 2,80. Mas para usuários que utilizam cartão magnético recarregável, a passagem subiu de R$ 2,10 para R$ 2,20.

Em contrapartida, São Luís, no Maranhão, é a capital com a passagem mais barata, R$ 1,60. Lá não há reajuste desde julho de 2004. Outras seis capitais também não realizaram reajuste neste ano.

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, está em segundo lugar. A tarifa foi reajustada para R$ 2,50. Nas outras cinco capitais que seguem a lista o valor é de R$ 2,30.

O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho, explica que cada cidade tem autonomia para fazer os reajustes. Isso porque os gastos com combustível e manutenção são distintos, bem como os reajustes salariais.

Fonte: Jornal de Santa Catarina/G1

domingo, 20 de setembro de 2009

Manutenção no Portal InterBuss

O Portal InterBuss encontra-se fora do ar desde a madrugada deste sábado, dia 19, em virtude de manutenção interna. O site voltará ao normal até a próxima quarta-feira, dia 23, à noite. Enquanto isso, fique ligado nas últimas novidades do transporte nacional e internacional aqui no Blog de Notícias do Portal InterBuss. Agradecemos a compreensão!

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Scania conquista pela 10ª vez seguida o prêmio Marca Brasil

Em cerimônia realizada no dia 15 de setembro, em São Paulo (SP), a Scania foi contemplada, mais uma vez, no Prêmio Marca Brasil 2009. A montadora levou os troféus das categorias Melhor Caminhão Pesado e Melhor Caminhão Extrapesado. Esta é a 10ª vez consecutiva que a marca recebe a premiação.

A eleição foi feita por leitores da revista O Carreteiro e também por meio de cupons eletrônicos. O Prêmio Marca Brasil abrange 24 setores econômicos e possibilita que os consumidores dos mercados abrangidos elejam de forma direta as marcas que têm a sua preferência e que, por isso, devem ser homenageadas.

“A Scania sente-se honrada em receber um prêmio tão importante como o Marca pela 10ª vez consecutiva. Isso mostra que nossos clientes e fãs estão satisfeitos com nossos produtos, e que a Scania trabalha mais a cada ano para manter sua excelência em Produtos e Serviços de qualidade”, revela Eronildo Barros, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

Em sua 10ª edição, o Prêmio Marca Brasil contabiliza mais de 2.600 mil cupons de votação distribuídos, cerca de 310 mil votos apurados e aproximadamente 540 categorias pesquisadas.

Fonte: Scania do Brasil

Voltando às postagens

Depois de um tempo sem postagens, voltamos a publicar as principais notícias sobre ônibus do Brasil e do Mundo.

Desculpe-nos pelo atraso, e continuem conosco!

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