segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Breda Sorocaba volta a circular com força de liminar

Os ônibus da viação Breda, de Sorocaba, que teve a concessão cassada pela Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) por falta de condições para rodar, voltaram a circular hoje com uma liminar da Justiça.

A medida suspendeu a cassação até a análise do mérito da ação em que a empresa contesta as ações da Artesp. A empresa atende cerca de 3,6 mil passageiros por dia em linhas intermunicipais das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e litoral sul.

O dia foi tumultuado para os passageiros. Mesmo com a liminar, a empresa não escapou da fiscalização da Artesp, que detectou atrasos nos horários. Os ônibus foram parados e vistoriados pelos fiscais.

O posto de abastecimento de combustível da empresa foi lacrado por outro órgão do governo, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) por não estar com as licenças em dia. A empresa alega perseguição.

A Artesp já escolheu quatro empresas para assumir as linhas atendidas pela Breda.

Fonte: Estadão

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nomeados membros da CPI dos ônibus em Sorocaba/SP

Na sessão desta quinta-feira, 26, o presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), nomeou os membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Ônibus criada para investigar possíveis irregularidades no transporte público coletivo de Sorocaba.

O parecer da Comissão de Justiça da Casa foi favorável ao requerimento já aprovado pelo plenário. Segundo o documento, o pedido está dentro dos requisitos legais, como a determinação de prazo para os trabalhos - no caso, 90 dias; número de assinaturas - onze -, e descrição dos fatos motivadores da instalação da CPI. Segundo o Regimento Interno da Câmara, após o pedido formal, a nomeação dos membros é imediata.

Martinez anunciou os membros: Anselmo Neto (PP), Izídio de Brito (PT), José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Antonio Carlos Silvano (PMDB), Carlos Cezar da Silva (PSC), Francisco França (PT) e Irineu de Toledo (PRB), vereadores que assinaram o requerimento, e completando o quadro, em respeito à representatividade partidária, Francisco Moko Yabiku (PSDB), Luis Santos (PMN) e Geraldo Reis (PV).

Fonte: Bom Dia Sorocaba

Marcopolo recebe prêmio de melhor encarroçadora do Brasil

A Marcopolo foi eleita a melhor fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil, em cerimônia realizada no último dia 24, em São Paulo. A empresa recebeu o Prêmio AutoData - Os Melhores do Setor Automotivo 2009, na categoria Fabricante de Carroceria de Ônibus. Os destaques da conquista foram a ampliação das atividades no exterior e o contínuo crescimento no mercado brasileiro.

O troféu foi recebido por Paulo Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, acompanhado pelo diretor Valter Gomes Pinto. “Para nós, da Marcopolo, o prêmio representa o reconhecimento de todos ligados ao setor automotivo pelos esforços para continuarmos crescendo no Brasil e no exterior e, também, estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes”, comentou Paulo Bellini.

Em dez edições realizadas do Prêmio AutoData, a Marcopolo foi a vencedora em nove ocasiões – 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009. Além disso, foi eleita três vezes a Empresa do Ano e recebeu o Tributo AutoData – 2000, 2002 e 2004.

Fonte: Transporte Mundial

5 ônibus tirados da garagem da TCS retornam e causam confusão em Sorocaba/SP

O Sindicato dos Condutores de Sorocaba e Região encontraram os cinco ônibus que foram retirados da garagem da Transportes Coletivo Sorocaba (TCS) na noite da segunda-feira e os levaram de volta na tarde e início da noite de ontem. O retorno foi conturbado e virou caso de polícia, pois a empresa não aceitava a condição do Sindicato tê-los trazido de volta. Um deles estava na garagem da empresa Terra Branca, em São Miguel Arcanjo e os outros quatro, dois articulados, em Piedade, numa garagem sem identificação na região central da cidade. Haviam sido levados de Sorocaba na noite da segunda-feira por determinação da própria TCS. Outros seriam levados, mas foram impedidos pelo sindicato que quer garantir os carros como garantia de pagamento dos trabalhadores.

O advogado Daniel Toledo Bressanin, que na porta da garagem representava a TCS, recusava a entrada dos veículos. Argumentava que apesar do penhor, o depositário fiel da frota é o proprietário da TCS, René Gomes de Souza, e cabe a ele a decisão de onde deixar os carros. Segundo o advogado, sob a alegação equivocada de que os ônibus pertencem aos trabalhadores, o sindicato foi até as garagens em outras cidades e os trouxeram sem qualquer autorização. Questionava como poderia receber sem saber o que havia ocorrido no trajeto.

O primeiro ônibus chegou por volta das 15h30 e só entrou porque o portão encontrava-se aberto. Outros quatro chegaram por volta das 18h30 e para entrar precisou da intervenção da Urbes. Quando o primeiro ônibus chegou, no meio da tarde, o advogado Bressanin saiu do interior da empresa e deu voz de prisão a um dos sindicalistas na rua. Ao tomarem ciência de que se tratava de um advogado os sindicalistas começaram a empurrá-lo.

Bressanin acionou a polícia e solicitou que levassem os sindicalistas para a delegacia, pedido que não foi atendido. No final da tarde, com a proibição da entrada dos veículos, o trânsito ficou impedido por alguns minutos. O motorista de um automóvel que estava com esposa e criança desceu reclamando e acionou a polícia. Também tomou alguns empurrões e convenceu-se que seria melhor utilizar uma rua de terra para deixar o local.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Artesp cassa 30 linhas da Breda Sorocaba, apreende veículos mas não coloca empresas substitutas de imediato

Cerca de 4 mil de pessoas que precisam viajar entre os municípios da região de Sorocaba, a 99 km de São Paulo, estão sem ônibus porque 30 linhas de uma empresa foram cassadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e ainda não foram substituídas.

A empresa Breda teve a concessão cassada há quase um mês porque os veículos estavam em más condições de conservação e apresentavam riscos aos passageiros. Apenas as linhas entre os bairros permaneceram funcionando. Aquelas que vão de um município para outro foram impedidos de circular.

Nos guichês, os funcionários não sabiam explicar aos passageiros porque não havia ônibus. Houve apreensões de carros no meio do trajeto. “Na hora que eu cheguei no km 74 da Castello, eles pararam o ônibus, prenderam o ônibus e fizeram os passageiros descerem. Mas não tinha outro ônibus para substituir”, contou o motorista José Vanderlei da Silva.

A Breda informou que vai recorrer da decisão. “O nosso corpo jurídico está trabalhando também em São Paulo recorrendo dessa decisão da Artesp”, disse Ronaldo Rosa, gerente operacional da empresa.

Segundo a agência reguladora, as empresas autorizadas a assumir as linhas ainda não começaram a operar porque estão discutindo com o sindicato a viabilidade de se contratar os funcionários da Breda.

Fonte: G1/Bom Dia São Paulo

Rio de Janeiro poderá trocar vans por microônibus

A Procuradoria-Geral do Município analisa as alterações de dois dos editais do processo de licitação para substituir as vans por micro-ônibus no Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a revisão está sendo feita em regime de urgência. Isso porque apenas uma cooperativa se interessou em explorar uma das cinco linhas oferecidas no lote para Guaratiba e a região sul de Campo Grande. E mesmo assim foi desqualificada.

A previsão é que os editais desse lote e do de Santa Cruz sejam lançados novamente na próxima semana. Já o terceiro, da região noroeste de Campo Grande, ainda não sofreu alterações e deverá receber as propostas das cooperativas interessadas no próximo dia 3.

O prazo para concluir o lançamento dos editais para os 19 bairros da Área de Planejamento 5, na Zona Oeste, termina em fevereiro de 2010.

Fonte: Extra Online

Garagem da Garuvatur é alvo de incêndio misterioso

Um incêndio na madrugada de ontem em Garuva, na região Norte, causou um prejuízo de pelo menos R$ 300 mil à única empresa de transporte coletivo da cidade, a Garuvatur. Seis ônibus que estavam na garagem foram danificados. Ninguém ficou ferido.

Dos quatro ônibus municipais afetados pelo incêndio, um teve perda total, dois sofreram danos parciais (como vidros quebrados e pintura derretida) e um teve apenas um pequeno dano em um dos vidros. Já um dos dois ônibus de turismo usado no transporte dos estudantes e em viagens teve a parte interna bastante queimada. O outro teve vidros quebrados, pintura derretida e alguns bancos chamuscados.

O fogo na garagem, na entrada da cidade, começou entre meia-noite e uma hora da madrugada, segundo o Corpo de Bombeiros de Garuva. Duas equipes de bombeiros foram mobilizadas e seis mil litros de água foram usados para apagar o incêndio.

Dois funcionários que pernoitavam no local relataram a um dos sócios da empresa, Helmut Ziasch, 48 anos, que ouviram um estalo. Ao ver o que era, as chamas já tomavam conta do ônibus em que o fogo se originou. O veículo havia ido para a garagem pouco antes do incêndio, por volta das 21h30 de segunda-feira. O delegado Rodrigo Carriço Lemes, que investiga o caso, aguarda laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joinville para determinar a causa do fogo. “Em princípio, não há pistas sobre se foi incêndio criminoso ou não”, afirma. O laudo pericial deve ficar pronto em 15 dias.

Segundo o delegado, Helmut Ziasch disse à Polícia Civil que não sabia o que poderia ter causado o incêndio. À reportagem, o sócio da empresa disse que desconfia de incêndio criminoso, embora não tenha como provar. “Muita gente circula nessa região. A empresa já foi alvo de assalto no ano passado e o chão de um dos ônibus ficou mais danificado do que os bancos. É como se fosse jogado algo que permaneceu queimando”, relata.

A empresa não tem seguro e tem três ônibus financiados, segundo o sócio e uma financeira. “Vamos tentar recuperar alguma peça, montar outro ônibus com o que sobrar dos queimados. Vamos reconstruir”, diz o empresário.

Em julho do ano passado, a empresa foi alvo de um assalto. Os dois funcionários que pernoitavam no local foram rendidos, amarrados e torturados. Os dois assaltantes pretendiam roubar tacógrafos (aparelhos que medem a velocidade dos ônibus), mas acabaram presos.

Fonte: Jornal A Notícia

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

São Paulo leiloará 100 ônibus

Veículos não atendem mais as exigências do órgão municipal, mas muitos estão em condições de uso

A São Paulo Transportes, empresa gerenciadora dos Transportes Municipais da Capital Paulista, com a empresa Andrade Leilões, vai leiloar 100 lotes de ônibus urbanos usados e 25 lotes de materiais para o transporte público. A iniciativa faz parte da renovação da frota de ônibus da Capital Paulista. Os veículos, todos urbanos, estão nas mais diversas condições, desde bons para o uso até com poucas condições, mas que podem ter peças aproveitadas ou serem reformados. O leilão ocorre no dia 3 de dezembro às 10 horas, num pátio da Avenida Pirâmide, 435, Jardim Inamar, saída 20 da rodovia dos Imigrantes. Em Diadema, na Grande São Paulo. Os veículos podem ser visitados por interessados antes do leilão, até o dia 02 de dezembro na Avenida Guido Caloi, 1600- em Santo amaro e os materiais para uso em transporte público na Rua Santa Rita, 590, no Pari. Leva o ônibus quem der o maior lance e mais 5 por cento do valor como comissão ao leiloeiro. Dívidas de serviços públicos ou na Justiça que os ônibus tiverem serão de responsabilidade do comprador, assim como débitos bancários. De acordo com a Luis Andrade Leilões, há veículos de todas as marcas, como Mercedes Benz, Scania e Volvo, alguns com condições de uso em cidades menores ou que exigem uma idade média de frota um pouco maior que na Capital Paulista. Todos os ônibus veículos serão entregues com documentação, um encargo a menos para o comprador. Para participar do leilão, não é necessário atuar no ramo de transportes. Muitos destes ônibus são usados em fazendas, para transporte rural , e até prefeituras de diversas localidades para transporte escolar e de funcionários.


Adamo Bazani, busólogo, repórter da CBN e interessado em saber onde os ônibus que fizeram parte do dia a dia de São Paulo vão parar.

Sorocaba deve colocar em operação primeiros 48 ônibus das empresas emergenciais em 10 linhas cassadas da TCS

Após três meses de espera parte dos novos ônibus (48 dos 180 carros) das quatro empresas contratadas emergencialmente pela Urbes Trânsito e Transportes estarão nas ruas servindo dez diferentes linhas, a partir das quatro horas da madrugada desta 5ª feira (19). Pelo menos era essa a previsão da Urbes Trânsito e Transportes e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região até a noite de ontem. Nem mesmo o jurídico da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), empresa que perdeu as dez linhas da concessão a partir de hoje, duvidava disso no início da noite de 4ª feira (18).

“Vamos acionar a Justiça mas até o momento não movemos nenhuma medida cautelar”, dizia o advogado Marco Antonio Rovito. A intenção é que a partir de segunda-feira haja a substituição em mais linhas, gradativamente, até trocar toda a frota dos ônibus da TCS pelas emergenciais. Nos novos veículos estão os mesmos trabalhadores que já faziam essas linhas. E a greve anunciada pelo Sindicato fica descartada.

Ontem a Urbes informou que a ausência de solução amigável ou judicial, até o momento, bem como a ameaça de paralisação em parte do sistema pelo Sindicato, levaram a Urbes a promover a emissão das ordens de serviços às quatro empresas contratadas para o inicio dos serviços em caráter emergencial: Auto Ônibus São João, Jundiá Transportadora Turística, Empresa de Ônibus Rosa e Empresas Reunidas Paulista de Transportes.

Com relação às questões trabalhistas, a Urbes divulgou que a contratação dos trabalhadores da TCS respeita um compromisso formal, que consta das propostas de trabalho das empresas contratadas emergencialmente. Agora eles têm dois registros simultâneos em suas carteiras de trabalho, um da TCS e outro de uma das novas empresas que fez as contratações. A alegação da Urbes era que a nova frota só não saía às ruas porque a TCS recusava-se a rescindir os contratos com os trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia, diz que a greve fica descartada a partir de hoje, se os ônibus estiverem nas ruas. O Sindicato anunciou a greve na quarta-feira para início na próxima segunda-feira, justificando a falta de segurança dos ônibus da TCS que estavam sendo usados pela intervenção da Urbes. O próprio presidente do Sindicato citou que a TCS deve tentar uma decisão liminar na Justiça para suspender cautelarmente a prestação dos serviços das novas empresas. O presidente do Sindicato declarou que as empresas emergenciais vão contratar todos os funcionários da TCS com os mesmos salários e benefícios.

Quanto ao registro na carteira de trabalho em duas empresas simultaneamente, o presidente do Sindicato citou que segue uma sugestão da própria Justiça do Trabalho. Declarou que a TCS não pode demitir os trabalhadores por justa causa porque, a partir do momento que ela não tem mais as linhas, também não pode exigir a permanência de motoristas para fazer qualquer outra coisa que não seja dirigir os ônibus. “A legislação proíbe que esses trabalhadores fiquem ociosos dentro da empresa porque configura um tipo de castigo, eles têm que estar desempenhando as atividades deles”, citou Estausia.

Linhas

Na terça-feira a TCS divulgou que a partir da zero hora de hoje cessaria a operação de dez linhas da TCS. As linhas operadas pelas novas empresas são: Linha 02 - Brasilândia; Linha 03 - Nova Esperança; Linha 05 - Vila Carvalho / Vila Fiori; Linha 14 - Santa Rosália; Linha 19 - Progresso; Linha 26 - Ipanema / Bom Jesus; Linha 28 Mineirão; Linha 58/1 - Vitória Régia /Sorocaba Park / Jardim Cardoso; Linha 59 - Maria Eugenia; Linha 75 Campininha. Os novos ônibus são equipados com elevador para deficientes, câmeras de monitoramento em tempo real, só andam com as portas fechadas que só abrem ou fecham quando o veículo estaciona.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Agrale apresenta seu primeiro ônibus híbrido


A Agrale apresentou, nesta quarta-feira (18), seu ônibus híbrido — movido a diesel e a eletricidade — em Santiago do Chile. Segundo a empresa, o veículo reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30% e, consequentemente, a emissão de poluentes na mesma proporção. A tecnologia é indicada para sistemas de transporte público de grandes cidades.

“Nosso objetivo é apresentar o veículo às autoridades responsáveis pelo transporte urbano das grandes metrópoles e ao mesmo tempo colher informações e resultados que contribuam para o aperfeiçoamento do produto”, disse em nota o presidente da Agrale, Hugo Zattera.

O veículo utiliza dois motores elétricos como fonte de tração e um motor a diesel como fornecedor de energia. A exemplo dos carros híbridos e elétricos, o sistema de gerenciamento eletrônico garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos.

O primeiro veículo com a tecnologia é um ônibus urbano “low entry”, que facilita o acesso dos passageiros, encarroçado pela Marcopolo sobre chassi midibus Agrale com motor traseiro Cummins ISBE de 170 cv de potência.

Fonte: Agrale/G1

Mais 12 ônibus são apreendidos no Rio de Janeiro por causa de irregularidades

Em mais uma operação realizada em terminais de ônibus da cidade, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) multaram nesta quarta-feira, 12 ônibus de quatro linhas com ponto final nas ruas Judite Guerra e Comendador Guerra, na Pavuna. Os veículos apresentavam várias irregularidades que contrariam o Código Disciplinar de Transportes do Município, tais como banco solto, falta de limpeza interna, extintor vencido e mau estado da carroceria.

Os fiscais aplicaram multas em três coletivos da linha 779 (Madureira-Pavuna), da empresa Pavunense; um da 793 (Magalhães Bastos - Pavuna), também da Pavunense; quatro da linha 945 (Pavuna- Cidade Universitária) e mais quatro da 945B (Pavuna-Coelho - Neto), ambas da empresa Auto Diesel. As fiscalizações nos terminais e pontos finais de ônibus da cidade são feitas a partir de reclamações enviadas à Ouvidoria da SMTR, através do Disque-Transportes ( 2286-8010) ou pelo site: http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/ouvidoria.htm

Na semana passada, a equipe da Coordenadoria Regional de Transportes da Zona Norte, responsável pela operação de hoje, lacrou quatro ônibus e multou outros 11 no nas ruas do entorno do Madureira Shopping. Os veículos pertenciam à linha 355 (Madureira-Tiradentes) e apresentavam irregularidades, entre elas o mau funcionamento das luzes de freio e de ré, além de vazamento de óleo.

Fonte: Blog do Sydney Rezende

Jaraguá do Sul poderá usar passes de papel até domingo

A grande procura e reclamação por parte dos usuários fez com que a empresa de transporte urbano Canarinho prorrogasse até domingo o prazo para a utilização dos passes de papel. Mas a troca, segundo o diretor de operações, Rubens Missfeldt, terminou mesmo na quarta-feira. — Decidimos prorrogar o uso para ajudar quem acabou esquecendo ou não teve tempo de fazer o cadastro, mas a troca por créditos no cartão acabou—, explica Missfeldt.

Na quarta-feira pela manhã, data anunciada pela empresa como final para a o cadastro e troca dos passes, no escritório de cadastramento mais filas e indignação das pessoas que esperavam para fazer o cadastro.

A dona de casa, Amália Martins, 45 anos, esperava na fila havia uma hora e meia e disse que não fez o cartão antes porque achou que a empresa pudesse mudar o sistema. — Pensei que eles não iam implantar isso e que não precisaria desse cartão. Agora que o prazo está acabando, vim fazer—, contou. Ela mora em Schroeder e não gostou da ideia de ter que fazer um cartão pessoal para usar o ônibus.

O cadastramento continua a ser feito no escritório da empresa até sábado de manhã, mas a empresa informa que todas as pessoas que estiverem na fila serão atendidas, por meio de distribuição de senha. A Canarinho está conseguindo confeccionar e disponibilizar o cartão para o usuário em até 24 horas.

Fonte: A Notícia / Click RBS

Santo André encosta 18 ônibus escolares por falta de licitação

Dezoito ônibus da Secretaria de Educação de Santo André, que tiveram painéis e tacógrafos roubados no início do mês de agosto, estão parados em um pátio da Prefeitura no Parque Capuava desde a época do crime. Dez deles são praticamente novos, com menos de três anos de uso. Segundo a Prefeitura, uma licitação deverá ser aberta ainda neste mês para que seja realizado o reparo, mas não existe prazo para que os veículos voltem a rodar.

Estacionados lado a lado, os ônibus não receberam qualquer tipo de manutenção ou limpeza desde o furto. O mato já está crescido ao redor dos ônibus e a poeira de cor escura passa a recobrir os ônibus. Uma imagem que chega a lembrar os pátios de veículos rebocados das prefeituras.

Com apenas 14 dos 32 veículos da frota em operação - uma disponibilidade de 43% - a Secretaria de Educação estaria conseguindo manter apenas o transporte regular de alunos. Passeios escolares foram cortados.

R$ 3,5 MILHÕES - Parte dos veículos danificados são de um lote de 15 ônibus entregues novos à Prefeitura em 2007. Comprados para servir ao transporte de estudantes da rede pública ao Sabina Escola Parque do Conhecimento, no bairro Paraíso, a administração desembolsou à época R$ 3,5 milhões para adquirir os veículos.

O Diário realizou uma pesquisa junto a vendedores de autopeças e apurou que o gasto com peças para repor os tacógrafos e painéis furtados ficaria na faixa dos R$ 70 mil.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Santo André respondeu que uma licitação chegou a ser aberta, mas como não houve interessados, a administração municipal pretende publicar ainda este mês outro edital. Caso a falta de empresas interessadas se confirme, a Prefeitura deverá partir para a compra direta dos equipamentos.

Em relação à suspensão de passeios e excursões, a administração destacou que "está priorizando o transporte das crianças de suas residências para as escolas, deixando em segundo plano a realização de passeios e atividades extraclasse."

Ainda segundo a administração, a secretaria conta com 13 vans para o transporte de alunos da rede municipal, sendo quatro delas adaptadas para o transporte de deficientes.

Veículo destinado à inclusão digital está abandonado

No mesmo pátio em que peças de 18 ônibus foram furtadas em agosto, um coletivo branco de pintura já bem desgastada chama atenção pelo seu estado de abandono.

Há quatro meses no pátio da Secretaria de Educação de Santo André, o veículo - que permanece trancado - possui inscrições do Projeto Rede Cidadania de Inclusão Digital, da Prefeitura de Santo André.

Pelos seus vidros embaçados e sujos, ainda é possível ver uma série de computadores em seu interior. Muita poeira e a falta do tacógrafo marcam o posto do motorista.

Ao serem questionados pela reportagem, os funcionários do pátio não souberam informar onde estava guardada a chave da porta que divide o condutor dos computadores.

Fonte: Diário do Grande ABC

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Scania vende 215 chassis para o grupo Gontijo

A Scania comercializou 215 unidades de chassis de ônibus com o Grupo Gontijo, maior frotista da marca em todo o mundo, em mais uma demonstração da longa parceria entre as duas empresas. Os veículos serão utilizados pelas empresas Gontijo e São Geraldo, subsidiárias da companhia, no transporte de passageiros em linhas interestaduais que cobrem todo o País.


O primeiro lote, adquirido em uma negociação de aproximadamente 60 milhões de reais, está dividido em 205 unidades do modelo K 420 6x2, ideal para longas distâncias, e outras 10 do F 270 4x2, para aplicações intermunicipais em percursos menores. Trata-se da primeira venda de modelos da série F com essa configuração a um operador brasileiro.


“O Grupo Gontijo inicia o processo de renovação de sua frota com mais uma demonstração de confiança na marca Scania. Esse é o resultado de uma relação de parceria que vem sendo fortalecida há mais de 30 anos por meio da entrega de produtos que superam as expectativas da Gontijo e de seus usuários. Temos orgulho em contribuir com o crescimento e fortalecimento do maior frotista Scania no mundo”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.


Os modelos K 420 6x2 estão equipados com a nova caixa de câmbio GR 875 R, que já vem com freio auxiliar Scania Retarder integrado, o que garante mais segurança nas frenagens durante o trajeto. Todos os novos chassis serão entregues até o final deste ano.


Atualmente, dos cerca de dois mil veículos que compõem a frota do Grupo Gontijo mais de 70% são Scania. A última grande negociação entre a montadora e o grupo aconteceu em 2007, quando a Gontijo adquiriu 154 chassis de ônibus da marca.


Fonte: Scania do Brasil

Ministério Público pede redução de tarifa de ônibus em Natal/RN

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através das Promotorias de Defesa do Consumidor e do Idoso, ajuizou uma ação pedindo a redução da tarifa de ônibus para R$1,85, valor cobrado antes do último reajuste, em setembro de 2009. A ação também pede a aplicação e cobrança de multas contra as empresas que, juntas, somam mais de R$ 1 milhão. Isso porque o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) e as empresas de ônibus do município não cumpriram dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados com as duas promotorias.

O primeiro TAC, assinado em 2007 com a Promotoria do Consumidor, estabelecia, entre outras coisas, que o Seturn e as sete empresas de ônibus da capital fornecessem 20 micro-ônibus adaptados para o Programa de Acessibilidade Especial (PRAE) até o dia 04 de setembro de 2009.

O segundo TAC, assinado com a Promotoria do Idoso em 2008, estabelecia, também entre outras coisas, que, caso o TAC não fosse cumprido até a data determinada, a passagem de ônibus deveria ser reduzida ao valor antigo.

“Não existe mais discussão de mérito porque isso já é um acordo assinado, no qual todo mundo concordou que o descumprimento arrecadaria essas consequências”, explicou a promotora de defesa do idoso Iádya Gama. Segundo ela, o juiz já deve ter uma decisão na manhã de hoje.

O assessor jurídico do Seturn, Vlademir Capistrano, alegou que os micro-ônibus não foram entregues no prazo estabelecido porque a Prefeitura teria descumprido a data para reajuste da tarifa. “No TAC também estava previsto que a Prefeitura deveria fazer o reajuste em junho, mas só fez em setembro. Como nossas despesas são financiadas pelas tarifas, um atraso no pagamento por parte da Prefeitura também arrecadaria um atraso da mesma quantidade de tempo (90 dias) nas nossas obrigações”, argumentou. Seguindo as alegações, o novo prazo para a entrega dos micro-ônibus seria o dia 04 de dezembro.

No entanto, a promotora Iádya Gama mostrou à TN um ofício enviado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), no qual eles pediam a readequação do TAC, alegando que o PRAE não era satisfatório e que os outros 10 micro-ônibus adaptados poderiam ser substituídos pelos novos 100 ônibus adaptados que estão prometidos para o próximo ano. A promotora Iádya Gama considera que a troca não é vantajosa, uma vez que a lei já obriga a substituição. “Até julho de 2010 todos os ônibus terão que ser adaptados, já tem uma lei que diz isso. Além disso, os ônibus comuns não vão pegar as pessoas que participam do PRAE na porta e deixar nas clínicas, como o Programa faz”, disse.

Quanto à ação ajuizada ontem pelo MPE, o Seturn preferiu não dar declarações. “Ainda não recebemos a notícia oficial sobre a ação em questão, então não temos conhecimento do teor da ação. Estamos aguardando o recebimento de uma cópia para podermos falar mais sobre isso”, disse Vlademir Capistrano.

Secretário critica falta de comunicação

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, considera uma divergência de “visão administrativa”, além de falta de comunicação, a briga entre Ministério Público e Seturn por conta do não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta. Para Kelps, o acordo realizado entre a secretaria e o Sindicato durante o último reajuste, em setembro, “compensa” o não cumprimento do TAC.

“Conseguimos 100 novos ônibus, cujos primeiros 50 veículos devem ir para a rua em 30 dias, além dos ônibus que circulam apenas na Zona Norte com preço menor, de R$ 1,50. Esses são grandes avanços, que não podem ser desprezados”, afirma Kelps Lima, acrescentando que a volta da passagem ao preço de R$ 1,85 desfaria o acordo. “Não podemos retroceder em todos os avanços que conseguimos esse ano”, complementa.

Como os 100 novos ônibus são adaptados para portadores de necessidades especiais, as aquisições teriam um efeito ainda mais benéfico para a inclusão dessas pessoas. “O TAC estima 10% da frota adaptada, a partir dos micro-ônibus do Prae, e com os novos ônibus iremos chegar a quase 30%”, complementa. Hoje, existem 88 ônibus adaptados, de acordo com o Seturn. Devem chegar mais 50 em dezembro e outros 50 em março de 2010. Isso totaliza 188 ônibus adaptados, dos 630 da frota atual, num percentual de 25%. “Será a maior frota do país em termos de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais. E estamos incluindo essas pessoas no sistema comum, o que é mais justo e recomendável”, afirma o secretário.

Além disso, a Semob identifica uma utilização dos serviços do Prae que difere dos propósitos iniciais. O Prae é um projeto originalmente ligado à Secretaria de Saúde. No TAC é colocado como uma ferramenta para a inclusão. “A maior parte dos usuários do serviço não é de portadores de necessidades especiais, mas de pessoas com problemas de mobilidade por questões de saúde”, opina. Para Kelps Lima, o serviço é de suma importância e precisa ser rediscutido entre as secretarias de Mobilidade e de Saúde.

Fila para o Prae é de 200 pessoas

O Programa de Acessibilidade Especial (Prae) é avaliado pelos seus usuários como um serviço de boa qualidade, quando é ofertado, mas insuficiente na quantidade de veículos disponíveis. Faltam micro-ônibus, em outras palavras. A Semob confirma a informação. De acordo com o secretário-adjunto de Transporte, Sílvio Medeiros, a fila para ter acesso ao serviço porta a porta é de 200 pessoas. Sílvio atribui o dado à Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje, o Prae atende a uma média de 220 pessoas por mês. Do início do ano até agosto, foram 2.322 atendimentos. Esses são os dados mais recentes disponibilizados pelo Seturn. A Semob alega que a média de atendimentos a cadeirantes é de 60 por mês, ou seja, menos da metade do total. “Hoje a maior parte dos atendimentos é para pessoas com problemas de saúde, para fazer fisioterapia, hemodiálise, esse tipo de coisa. É um atendimento mais de saúde do que de transporte”, avalia Sílvio Medeiros.

Para ter acesso ao serviço, é preciso ser incluído em um cadastro na Semob, com todos os dados e uma prescrição médica que ateste a impossibilidade de locomoção. De acordo com os usuários, é fácil ser cadastrado, o difícil é esperar a fila. “É um serviço muito bom, de ótima qualidade, mas que não dispõe de veículos em número suficiente. A fila é longa e demora”, afirma Nazilde Dutra, fundadora da Associção Norte-riograndense Pró-idosos. Os micro-ônibus do Prae seguem uma escala diária, pegando e retornando com os usuários para casa.

Dessa forma, nem todos que precisam têm acesso ao Prae. É o caso de Igres Neves, portadora de necessidades especiais, que frequenta diariamente a Apae. Igres vai e volta com sua mãe, Selma Neves, sempre nos ônibus da rede comum. “Uso o sistema comum porque não há vagas no Prae para a minha filha. Além de sempre estar lotado, nem todo mundo é educado para dar lugar a ela. A gente sofre para vir na Apae”, conta Selma.

Para o secretário-adjunto de Tranporte, Sílvio Medeiros, existe uma falha logística no Prae. “Eram 200 atendimentos até o ano passado, com cinco veículos, e hoje são 240 com 15 ônibus. Temos a informação que os carros passam mais tempo parados do que trabalhando. Iremos rever toda a logística com a Secretaria Municipal de Saúde”, encerra Sílvio Medeiros.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Funcionários da TCS podem parar novamente em Sorocaba/SP

Os motoristas da empresa TCS (Transporte Coletivo Sorocaba) podem iniciar uma paralisação na segunda-feira, dia 23. A notificação de greve foi entregue na manhã desta terça pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região à direção da empresa e à Urbes - Trânsito e Transporte, responsável pelo gerenciamento do serviço.

Seria a segunda paralisação no ano – a primeira foi durante e negociação por reajuste de salário.

Segundo o presidente do sindicato, Paulo João Estausia, os motivos são as más condições da frota em circulação da TCS e a inexistência de veículos reservas, que possibilitem serviços de manutenção. O sindicalista diz que o problema estaria colocando em risco de acidente motoristas e passageiros que utilizam as suas linhas.

A Urbes informou em nota que está avaliando quais medidas serão adotadas em relação a notificação de greve. A empresa diz que toda a frota da empresa é submetida a revisões periódicas, de acordo com o plano de revisão adotado pela empresa. Atualmente a frota da TCS é de 161 veículos que operam em 43 linhas.

Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Passagem de ônibus em Taubaté sobe 20% e pega usuários de surpresa

A semana começou com uma notícia nada animadora para quem depende do transporte público em Taubaté. O preço da tarifa subiu 20%. Os passageiros reclamam que foram pegos de surpresa.

Foi um aumento acelerado. Decreto assinado pelo prefeito na sexta(13), no fim do tarde. E uma surpresa logo no primeiro dia da semana. "Um absurdo. Minha sobrinha pegou o ônibus ontem(15) e pra ela era R$2. Na hora que ela viu que era R$2,40. Daí a vizinha dela que deu R$,40 para ela inteirar a passagem", conta a dona de casa, Joseana Domiciano.

Desde domingo, a tarifa do transporte urbano de Taubaté passou de R$ 2 para R$ 2,40. E vai ser difícil escapar do reajuste de 20%. Por lei municipal, o transporte complementar tem que seguir o preço dos ônibus. Ou seja, a tarifa de R$ 2, que ainda era praticada no início da tarde de hoje(16), deve mudar em breve.

"Nós conseguimos uma brecha que a lei fala que a tarifa para ser aumentada, tem que ser publicada três dias úteis no Diário Oficial. Como isso não foi feito, até quarta-feira(18), nós vamos manter a tarifa a R$2", diz Silvana Fontes, representante do TCTAU.

A prefeitura, que autorizou o reajuste, diz que ele estava previsto em contrato e que virá acompanhado de melhorias nos serviço.

"A empresa, dentro dos custos que ela apresentou, alguns ônibus novos já estão preparados para entrarem em operação e também ônibus para necessidades especiais já vão entrar alguns", afirma Jacir Cunha, gerente de Planejamento do município.

Segundo a prefeitura, a lei que obrigava que a população fosse avisada com três dias de antecedência foi revogada há 12 anos. Por isso, o transporte complementar já deve operar com a nova tarifa.

Fonte: TV Vanguarda

Conferência da Cidade de Cuiabá discutirá mobilidade na Copa de 2014

O tema “Mobilidade Urbana” estará em evidência na 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, que acontece nesta terça-feira (17.11). O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves, tratará da questão durante o evento. Ele abordará quatro questões que compõem o Plano Setorial, que faz parte do Plano Diretor de Cuiabá: Transporte Coletivo, Sinalização viária, Ampliação da malha viária e Acessibilidade.

Um dos assuntos que devem chamar mais atenção dos participantes é o que diz respeito às obras do setor que serão feitas para preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos falar, por exemplo, sobre investimentos significativos que o setor de Trânsito e Transporte terá para preparar a cidade para o mundial. Uma das obras previstas é a construção dos corredores troncais para os ônibus, que vai mudar completamente o sistema de transporte coletivo na Capital”, explica o secretário.

A 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá é promovida pela Prefeitura, através do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). As inscrições podem ser feitas diretamente na sede IPDU, no terceiro andar da Prefeitura de Cuiabá, ou no site oficial do município www.cuiaba.mt.gov.br ou no local do evento pouco antes da abertura. A palestra de Edivá começará às 10h30. O evento acontece das 8h às 18h, no Cenarium Rural (Famato).

Fonte: O Documento

Eucatur envolvida em investigação à família Gurgacz

Uma fundação da família do senador Acir Gurgacz (PDT-RO)é acusada de usar "laranja" para fraudar licitações, desviar recursos públicos e não executar projeto de inclusão digital de R$ 1,6 milhão.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a Fundação Assis Gurgacz comprou quatro ônibus das empresas de transporte da própria família, usando um motorista aposentado do grupo como "laranja" e uma cooperativa fantasma na operação.

"Está provado que essa licitação foi montada", diz o relatório do TCU, de 21 de outubro. As empresas de Acir Gurgacz, que é conselheiro da fundação que leva o nome do seu pai, respondem a 200 ações na Justiça.

Em 2005, a entidade recebeu R$ 1,6 milhão do Ministério das Comunicações para implantar cinco telecentros comunitários, sendo quatro móveis (ônibus com computadores) e um fixo. A investigação do TCU apontou que a fundação direcionou a licitação para uma cooperativa de saneamento básico, de Mato Grosso, vender os ônibus do projeto por R$ 1 milhão.

Na época da concorrência, agosto de 2005, os ônibus estavam em nome de João de Abreu Netto, motorista aposentado da Eucatur, do grupo Gurgacz. Segundo o TCU, o nome e a assinatura de Netto "foram criminosamente utilizados para distanciar a propriedade do veículo do nome de uma das empresas". Em declaração registrada em cartório, o aposentado diz nunca ter sido dono de ônibus.

Fonte: Blog do Noblat / Estadão

Resultado de eleição em sindicato paralisa quatro empresas de ônibus em Salvador/BA

Quatro empresas de ônibus estão com as atividades paralisadas na manhã desta segunda-feira (15), segundo informações do SETPS. Após perder a eleição para Inconformada com a reeleição de Manoel Machado para a presidência do sindicato dos rodoviários, a chapa 4, liderada por Mário Kleber, promoveu piquete nas garagens das empresas União, Ondina, BTU e Central.

No segundo dia de vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os estudantes ficam sem ter como se dirigir ao local de provas. De acordo com a diretora do Serviço de Seleção da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonia Elisa Caló Oliveira, após reunião com o reitor Naomar Almeida e pró-reitores, a organização do vestibular resolveu dar 30 minutos de tolerância para os candidatos que se atrasaram. Os portões fecharão impreterivelmente às 8h20.

Segundo informações da empresa BTU toda a frota está paralisada e não há previsão de retorno às ruas. Apenas os ônibus que fazem a linha metropolitana Salvador- Lauro de Freitas está funcionando normalmente.

Fonte: Correio da Bahia

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Scania entrega segundo ônibus movido a Etanol à São Paulo


A Scania, por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), representante e organizadora do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport) no Brasil, entregou à prefeitura de São Paulo, na última quinta-feira, dia 12 de novembro, o segundo ônibus movido a Etanol no País. Equipado com chassi Scania de 15 metros de comprimento, o veículo rodará entre os terminais Lapa e Vila Mariana, sob responsabilidade da Viação Gato Preto, e atenderá a uma alta demanda de passageiros em um itinerário que inclui importantes trechos da cidade, entre eles, a avenida Paulista.

O novo ônibus, Scania Série K, possui motor de 9 litros de 270 cavalos de potência e será abastecido com combustível renovável bioetanol, hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição, atendendo às exigências européias de emissão de poluentes EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), normas obrigatórias pela União Européia a partir deste ano. O motor Scania tem tecnologia comprovada para ônibus movidos a etanol desde 1989.

O Brasil é o primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo projeto BEST.
“A entrega do segundo ônibus a Etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte. A tecnologia aplicada no veiculo contribui para redução da emissão de gases poluentes, influenciando diretamente para a melhoria da saúde da população e na preservação ambiental, sem perder as características dos demais veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.

Na avaliação da Scania, o etanol é entre as tecnologias voltadas ao transporte sustentável, a que possui melhores perspectivas para implantação e obtenção de resultados em curto prazo” comenta Marcelo Montanha, gerente de Ônibus da Scania Latin America.
Em 2007, a Scania entregou o primeiro veículo, que circulou no corredor Jabaquara - São Mateus, com parada em 9 terminais e 4 municípios da região metropolitana paulista: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

O projeto BEST é uma iniciativa da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, e é apoiado pela União Européia. O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso do etanol no transporte público, capaz de reduzir em 90% a emissão dos gases do efeito estufa. O BEST é articulado pelo Cenbio da USP - Universidade de São Paulo - e tem como parceiros, além da Scania, a Caio, a Cosan, a SPTrans, a EMTU, a BAFF/Sekab, a UNICA e a Fundação Clinton.

Fonte: Scania

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

São Paulo lança seu primeiro ônibus a etanol e Kassab espera outros 200 em curto prazo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse hoje, durante lançamento do primeiro ônibus movido a etanol da cidade de São Paulo, que a expectativa da administração paulista é de que 200 ônibus "verdes" sejam colocados nas ruas da cidade no curto prazo. O combustível que movimentará o ônibus pioneiro é formado por 95% de etanol brasileiro e 5% de um aditivo a base de diesel produzido na Suécia.

Kassab disse também que esta iniciativa poderá ser subsidiada por recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também por meio da emissão de créditos de carbono. "Estamos conversando com o presidente Lula sobre o projeto de substituir a frota de ônibus de diesel para combustíveis renováveis", disse.

O lançamento do primeiro ônibus à etanol de São Paulo, que circulará da linha Terminal Lapa - Vila Mariana, passando pela Avenida Paulista, faz parte do Projeto BEST - BioEtanol para o Transporte Sustentável, que prevê a utilização de combustíveis renováveis no transporte público. O projeto foi criado pela União Europeia e é coordenado pela prefeitura de Estocolmo. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO).

Segundo Sílvia Velázquez, da CENBIO, a cidade de São Paulo possui 15 mil ônibus movidos a diesel e, se todos eles fossem substituídos por ônibus a etanol, as emissões de gases de efeito estufa seriam equivalentes a apenas 3 mil ônibus. Em Estocolmo já existe uma frota de 600 ônibus rodando com etanol brasileiro.

Fonte: Estadão.com

Vereador cobra fiscalização mais forte contra empresas de ônibus de Porto Velho/RO

O presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Hermínio Coelho (PT) disse que manterá o combate ao monopólio existente no transporte coletivo de Porto Velho. Segundo ele, duas empresas atuam com um caixa único, e isso é extremamente prejudicial para a população, que está sendo mal atendida.

“As empresas têm poucos ônibus, por isso não cumprem os horários estabelecidos. Eu venho cobrando providências do prefeito Roberto Sobrinho (PT). Tem ônibus que passa a cada uma hora e meia. Não dá nem para chamar de ônibus telessena, que é de hora em hora”, destacou.

De acordo com Hermínio, a população apóia o serviço de mototáxi justamente porque as empresas de ônibus prestam um serviço muito ruim.

Segundo o vereador, o problema se agrava porque a Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) não desenvolve um bom trabalho, deixando de fiscalizar as empresas e também o trânsito.

Hermínio lembrou que as empresas tinham até o último dia 2 para colocar cobradores em todos os ônibus. “Do dia 3 para cá, a lei está sendo descumprida. Motorista não pode mais cobrar tarifa”, afirmou.

Fonte: Rodonotícias


Transurc inicia campanha de Natal na próxima segunda-feira

Brinquedos novos e em bom estado e alimentos não-perecíveis arrecadados durante o período de 16 deste mês a 21 de dezembro serão entregues a entidades indicadas pela Feac

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), em conjunto com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (feac), dá início na próxima segunda-feira, 16 de novembro, a Campanha de Natal 2009. O objetivo é arrecadar brinquedos novos e em bom estado e alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para as entidades beneficentes Convívio Aparecida unidades 1 e 2, além da União Cristã Feminina, todas indicadas pela Feac.

As doações poderão ser feitas até o dia 21 de dezembro em 19 postos de arrecadação distribuídos pelos terminais de ônibus Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde, na sede da Transurc, da Feac, das três entidades assistenciais, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além das garagens das concessionárias Onicamp Transporte Coletivo, VB Transportes Coletivos, Coletivos Pádova, Expresso Campibus e Itajaí Transportes Coletivos.

Além disso, um ônibus adesivado com os motivos da campanha ficará estacionado na Avenida Francisco Glicério, em frente do Largo da Catedral, no centro de Campinas, a partir do dia 17 de novembro, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. "Assim como nas campanhas de arrecadação feitas anteriormente pela Transurc, o posicionamento do ônibus de coleta nesta região é fundamental e estratégico por se tratar de um local com grande fluxo de pessoas", explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Assim como no ano passado, a Transurc fez uma parceria com a organização não-governamental (ONG) Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA), que fica nas Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A ONG é a responsável por fazer a distribuição das doações de hortifrútis dos permissionários da Ceasa para cerca de 12,5 mil famílias que residem nos 80 bairros de maior vulnerabilidade social do município, além de atender a inúmeras entidades assistenciais toda semana.

A campanha do ano passado foi um sucesso, tendo arrecadado 3.045 brinquedos, 391 quilos de alimentos e 1.143 agasalhos e calçados. "A arrecadação ultrapassou nossas expectativas e, por isso, as doações foram encaminhadas para oito entidades assistenciais. Esperamos que a população campineira se sensibilize também neste ano para que possamos ajudar um número ainda maior de pessoas", completa Barddal.

A Campanha de Natal 2009 também tem o apoio do ISA, da agência de publicidade Savage, Mont-Graf Gráfica Editora e da JML/Imediata, empresa que comercializa busdoors em Campinas.

Postos de coleta:

Terminal Barão Geraldo:

Rua Luis Vicentim - Área Norte

Terminal Campo Grande:

Avenida John Boyd Dunlop com dr. Edgar Pereira Souza - Área Oeste

Terminal Central:

Viaduto Miguel Vicente Cury – Centro

Terminal Mercado:

Avenida Benjamin Constant – Centro

Terminal Metropolitano:

Rua Dr. Pereira Lima – Vila Industrial

Terminal Ouro Verde:

Avenida Ruy Rodrigues com Avenida Nelson Ramos - Área Sudoeste

Transurc:

Rua 11 de Agosto, 757 - Centro - Telefones: 0800 014 02 04 - (19) 3731-2600

Feac:

Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 - Vila Brandina - Telefone: (19) 3794-3500

Rádio e TV Bandeirantes:

Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, 2.799 - Jd. São Gabriel - Telefone: (19) 3779-7400

Convívio Aparecida – Unidade 1:

Rua Estelinha Epstein, 525 – Jardim Novo Campos Elíseos – Telefone: (19) 3267-0620

Convívio Aparecida – Unidade 2:

Rua Salim Feres, 363 – Jardim Santa Marcelina – Telefone: (19) 3294-6842

União Cristã Feminina:

Rua Otávio Manoel de Camargo, 291 – Jardim Santa Mônica – Telefone: (19) 3246-2462


Fonte: TRANSURC

domingo, 8 de novembro de 2009

ESPECIAL: Batatinha frita pode ajudar ônibus a salvar o planeta

Além de experiências internacionais, Brasil faz sua parte. O óleo de cozinha já move os ônibus da prefeitura de Indaiatuba, no Interior de São Paulo


O que aquele fast food, nem sempre muito saudável, tem a ver com o transporte coletivo? Além do fato de muita gente ter de comer rápido, na rua, para não perder o ônibus, a relação pode ser com o objetivo bem mais nobre: ajudar a preservar o meio ambiente.

Depois de três anos de pesquisas, uma parceria entre a Unicamp (Universidade de Campinas) e a a Prefeitura de Indaiatuba, no interior de São Paulo, já possibilita essa relação saudável entre ônibus e comida gordurosa. Com o apoio técnico e científico da Unicamp e com a infra-estrutura cedida pelo poder municipal de Indaiatuba, a frota de ônibus da Prefeitura já é movida a Biodiesel feito a partir do resto de óleo de cozinha.

A medida, além de apresentar uma alternativa de combustível a veículos a Diesel convencional, é uma tentativa para evitar que o córrego Barnabé, afluente do Rio Jundiaí e que cruza a cidade, se deteriorasse.

O córrego recebe boa parte do óleo descartado pelas cozinhas residenciais e industriais. De acordo com os estudos da Unicamp, um litro de óleo de cozinha lançado num rio, pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água.

Todo processo para transformar o óleo da batatinha, do hambúrguer, do churrasco, etc, em fonte de energia para os ônibus, começa em postos de coleta na cidade, onde os moradores depositam o óleo e em doações de restaurantes da cidade.

O óleo de cozinha recolhido vai para um galpão e passa por um processo chamado de Transesterificação, que nada mais é que transformar o óleo em biodiesel. Nesta etapa, o óleo é filtrado, limpo, depois misturado a álcool e solventes, purificado mais uma vez e pronto, já pode mover um ônibus.

Os técnicos da Unicamp garantem que o desempenho do ônibus é o mesmo que com o diesel comum e que não há necessidade de mistura, ou seja, é possível abastecer o ônibus 100 por cento com o biodiesel feito de óleo de cozinha.

Não há necessidade de grandes adaptações no motor do ônibus. E mais, além do meio ambiente, os cofres públicos agradecem, pois a economia de diesel convencional cobre os custos para a produção de biodiesel, garantem os técnicos.

FRITURA NO MUNDO: Indaiatuba é uma das pioneiras no Brasil neste processo, já com resultados práticos, mas o mundo já volta os olhos para o óleo (e não é trocadilho).

Em Bristol, na Inglaterra, o Bus Chipper, já está prestando serviços de transportes comerciais. O veículo, de porte convencional circula as ruas da cidade e os técnicos garantem que o veículo não cheira a fritura quando funciona, já que o combustível é limpo antes de ser produzido. Se a experiência, quanto a velocidade, desempenho e consumo derem certo, a Prefeitura financiará mais unidades do veículo.

Ônibus fast food deve percorrer o mundo: Ativistas ambientes europeus também desenvolveram um micro-ônibus movido a óleo de cozinha. Mas a ambição deles é maior: percorrer o mundo com o veículo. O micro-ônibus funciona após o óleo passar pelo processo de transesterificação, como em Indaiatuba.

A expedição chamada “Biotruck” é liderada pelo ativista Andy Pág e partiu de Londres no dia 19 de setembro, já percorrendo vários países europeus. O grupo quer chegar a América após parte do trajeto ser feita num navio. A idéia é provar a resistência de um veículo ecologicamente correto. As adaptações foram feitas num micro-ônibus da marca Mercedes Benz. Até agora não foram detectados graves problemas de funcionamento no ônibus que é totalmente ecológico, já que até seu sistema elétrico é abastecido por captadores de energia solar.

O projeto tem um site oficial. Lá você pode acompanhar onde está a expedição e o que está ocorrendo com o ônibus. O site é em inglês: http://www.biotruckexpedition.com/

Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, que se alegra com notícias pra o bem do meio ambiente, ainda mais quando envolvem ônibus, e que não dispensa uma batatinha frita.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Após depredação, Terminal Utinga amanhece fechado em Santo André/SP

Depois de protesto que deixou dois coletivos depredados e um incendiado, além de danificar um guincho e destruir as benfeitorias do Terminal Utinga, em Santo André, entre a noite de anteterça-feira e a madrugada de terça-feira, o local permaneceu fechado ao longo do dia. Responsável pelo terminal, o Consórcio União Santo André não sabia informar, na noite de terça-feira, se o local seria reaberto hoje.

O tumulto teve início pouco antes das 22h, depois que um micro-ônibus da Viação Guaianazes, que compõe o consórcio e fazia a linha T-24 (Terminal Utinga/Parque Capuava) atropelou quatro pessoas. O adolescente Wesley Ribeiro da Silva, 15 anos, morreu no local. Os outros três ficaram feridos, sem risco de morte.

Testemunhas contaram que o motorista não conseguiu completar uma curva fechada na entrada do terminal, atingindo o grupo, que estava na calçada em frente a um bar.

O fechamento do terminal pegou de surpresa os usuários dos ônibus que faziam a escala no local. Durante todo o dia, uma fila que lembrava procissão religiosa se formou com os passageiros atravessando a pé a Avenida dos Estados, até a Avenida da Paz, a cerca de dez minutos do terminal parado.

Lá, os mais sortudos tinham a opção de seguir viagem pela linha de costume. Outros, tiveram que pegar outras conduções até Terminal Metropolitano da cidade.

A Polícia Civil abriu dois inquéritos: um para esclarecer as causas do acidente e outro para definir a responsabilidade pelas depredações e supostos roubos dos equipamentos dos veículos e das instalações do Terminal Utinga.

Depois de fugir do local do acidente, o motorista do coletivo, Amarildo Mariano da Silva, 33, foi preso em flagrante.

Segundo o delegado titular do 2º DP de Santo André, Oswaldo Fuentes, o motorista foi acusado de homicídio culposo, fuga e lesão corporal culposa. O Código Penal prevê que podem ser estipuladas fianças para este crimes. Porém, o delegado Roberto Von Haydin Júnior não o fez e o motorista ficou preso. O acusado foi submetido a um exame de dosagem alcoólica antes de ser levado para a carceragem.

Gestor executivo do Consórcio União Santo André, Luiz Marcondes de Freitas Júnior não soube estimar o prejuízo sofrido pela destruição dos ônibus, do guincho e do terminal. Segundo Freitas Júnior, mesmo se for solto, o motorista continuará afastado das funções até conclusão do inquérito criminal.

Fechamento pega passageiros de surpresa

O fechamento do Terminal Utinga em Santo André pegou de surpresa os usuários de ônibus que passavam pelo local.

Era preciso caminhar cerca de dez minutos para pegar um coletivo na Avenida da Paz, a cerca de 1.000 metros do terminal, cruzando a Avenida dos Estados no sentido Parque das Nações.

O ajudante David Nogueira da Silva, 26 anos, estimava um acréscimo de uma hora no percurso até sua casa, no Jardim Santo André. "Vou precisar seguir até o Terminal Metropolitano, no Centro, para depois pegar um ônibus para casa. Isso vai me deixar mais cansado", lamentou.

A auxiliar de escritório Camila Santos Campos, 22, acreditava que iria se atrasar para a faculdade depois do desvio que teve de fazer em seu trajeto diário. "Tive que andar 40 minutos a mais, e tudo isso de sandália. Vou chegar atrasada em casa e vou acabar chegando tarde na aula", ressaltou.

Outro que também ficou sabendo apenas na tarde de terça-feira do fechamento do Terminal Utinga foi o vigilante Itamar da Silva, 33, que teve sorte de poder tomar o coletivo de hábito. "Mesmo assim, acho que vou acabar demorando pelo menos meia hora a mais para chegar em casa", reclamou.

Fonte: Diário do Grande ABC

Passagem de ônibus pode ser reduzida em Votorantim/SP

O valor da tarifa do transporte coletivo urbano municipal de Votorantim pode ser reduzido em breve. Para isso, a prefeitura deverá encaminhar nos próximos dias um projeto de lei à Câmara.

O prefeito Carlos Pivetta explica que a proposta visa criar adaptações necessárias às leis já existentes para possibilitar a concessão de subsídios ao transporte coletivo urbano e ainda a criação do Fundo de Incentivo à Administração Tributária.

Ainda segundo Pivetta, o projeto se trata de um plano de incentivo ao transporte coletivo da cidade, que objetiva fazer com que a prefeitura ofereça um benefício ao usuário. “A meta é cobrir uma parte desta tarifa de ônibus, com isso fazer com que o passageiro pague um valor menor à empresa concessionária”, diz.

Assim, se o projeto for aprovado pelo Legislativo, a parte restante do valor da tarifa passaria então a ser custeada pela prefeitura.

O Plano de Incentivo ao Transporte foi tema de uma audiência pública realizada na quinta-feira, no plenário da Câmara de Votorantim. Na ocasião, o próprio Pivetta explicou todo o projeto.

Hoje a tarifa custa R$ 2,20 em Votorantim. Ainda não está definido qual será o valor exato do subsídio.

Fonte: Silvia Arruda/Bom Dia Sorocaba

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caio Induscar vende 100 carrocerias Topbus para o Grupo Ruas; encarroçamento será sobre chassi Volvo B9Salf

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar vendeu 100 unidades do seu urbano Topbus sobre chassis biarticulado Volvo B9Salf, recém lançado no Brasil.

Os veículos são 100% piso baixo e, com 26,5 metros, possuem lotação para 48 pessoas sentadas e 147 em pé, totalizando até 195 passageiros e um cadeirante, atendendo aos mais exigentes padrões de acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

O Topbus tem a poltrona do motorista na posição central, para facilitar o controle do ônibus e visibilidade. Conta com 8 portas, sendo 7 para entrada de passageiros e uma de serviço exclusiva para acesso do motorista. Sua estrutura é reforçada com tubos especiais de maior resistência.

Os ônibus serão destinados a São Paulo, contribuindo para melhora no trânsito da cidade, por meio de operadoras que transportam em média cerca de 90 milhões de pessoas por mês.

Também são vantagens das carrocerias menos emissões de gases poluentes, menor custo por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. São ideais para sistemas BRT’s (Bus Rapid Transit) e grandes corredores urbanos.

Fonte: Caio Induscar

Viação Gato Preto testa veículo movido a etanol com carroceria Caio Induscar Millennium e chassi Scania K270

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar produziu um protótipo da sua carroceria Millenium movida a etanol.

O projeto da carroceria foi realizado em parceria com a Scania e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), órgão do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), entre outros.

A carroceria urbana Caio, modelo Millennium, escolhida para o projeto foi encarroçada sobre chassi Scania K270 6x2*4. O protótipo possui capacidade para transportar 34 pessoas sentadas, apresenta novo painel de instrumentos e novo layout interno, atendendo as mais rígidas normas de qualidade e segurança.

Segundo artigos sobre a pesquisa de ônibus movidos a etanol, o Brasil é primeiro país americano a ter esses veículos em circulação. A operação de ônibus a álcool em Estocolmo, nos últimos quinze anos, poupou a atmosfera de cerca de 140 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2). Anualmente, a redução de emissão de CO2 desses ônibus equivale ao emitido por 5 mil carros de passeio.

Para a Caio Induscar é muito importante participar de projetos que beneficiam o ambiente, pois assim coloca em prática sua missão de desenvolver produtos de excelência em transportes, atendendo as expectativas dos clientes e bem-estar dos colaboradores e da comunidade.

Fonte: Caio Induscar

Caio Induscar vende 662 unidades de Mondego H para o Chile

A Induscar, encarroçadora de ônibus Caio, já está produzindo 662 carrocerias urbanas para Santiago do Chile. Os veículos destinam-se ao sistema de transporte público Transantiago que coordena a infra-estrutura de ônibus e metrô da capital do país e de áreas vizinhas.

A Rede Transantiago possui um total de 326 linhas de ônibus, cobrindo mais de 10.000 km, dos quais 60 km estão reservados para utilização por ônibus.

As carrocerias urbanas Caio compradas são do modelo Mondego H, encarroçadas sobre chassi Mercedes-Benz, O 500 U, de piso baixo. Toda essa encomenda está sendo financiada pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Essa venda vai colaborar com o Transantiago por meio de soluções específicas para o BRT - Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido por Ônibus). Os ônibus são flexíveis e oferecem muitas vantagens para o transporte público.

A Caio Induscar é líder na produção de urbanos no Brasil, e aumenta sua exportação. Os modelos são fortes e resistentes, de fácil manutenção, adequados a diversos tipos de solos e locais. Apresentam design com linhas limpas e atuais.

Fonte: Caio Induscar

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Transporte em Uberaba poderá sofrer reajuste

A tarifa do transporte coletivo pode ter alteração, para mais ou para menos, segundo informa o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.

Na quinta-feira, dia 29 de outubro, o prefeito esteve reunido com a diretoria das empresas que estão atuando em Uberaba, a Líder e a Piracicabana. Do encontro ficou definido que o gerenciamento do sistema de transporte coletivo será compartilhado, ficando a cargo de um superintendente da prefeitura e de um diretor de cada empresa. O prefeito afirmou na reunião que o sistema deve funcionar bem e se autossustentar, destacando que primeiro serão sanadas todas as questões e, depois, será discutida a tarifa.

A reportagem do JORNAL DE UBERABA perguntou ao prefeito se vai haver aumento na tarifa. "É claro que eles [a direção das empresas] querem conversar sobre a tarifa, já que está no edital a instituição da tarifa. Só que quero debater todo o processo de melhoria do sistema, definir as ações e o cronograma para a implantação destas ações. Somente depois disto a gente aceitaria falar sobre tarifa. Mas não sei se a tarifa vai aumentar ou diminuir. O próprio processo licitatório definiu isso. Fiz questão de nem saber isso, exatamente porque os passos são estes. Primeiro concluir o processo licitatório, as empresas começarem a trabalhar, definir o programa de melhoria, quais as ações serão implantadas, e é depois que vamos chegar a este ponto [de avaliar a tarifa]. O sistema se paga e, se a pessoa quiser mais ônibus nos horários de pico, com ninguém em pé, isso é possível, é só colocar mais ônibus no horário de pico, mas a tarifa tem de ser compatível para isso", observa Anderson, tentando amenizar se o usuário poderá aguardar por um possível aumento de tarifa.

E explica: "A tarifa é o seguinte: qual é o conjunto de ações que você pode melhorar e que não cause muito impacto numa próxima tarifa? Esta é a discussão que vamos iniciar depois do processo de melhoria e isso não tem definição, porque a programação está sendo feita pelo dr. Antônio Almeida [superintendente de Trânsito e Transportes]. Conversei com os empresários e disse que Uberaba quer um bom serviço e estou determinado a criar um novo momento, em que a gente consiga fazer com que haja bom serviço do transporte coletivo para a população. Vamos conversar conjuntamente e compartilhar as informações, para que a gente possa atingir este objetivo. Depois, naturalmente, a prefeitura está disposta a remunerar as empresas para que haja um bom serviço de transporte", informa.

Transmil - O prefeito afirmou, ainda, que a prefeitura não irá ajudar a Transmil a cumprir com os compromissos trabalhistas, porque ela "não pode e nem deve ajudar". Lembra que, no período de transição, se não tivesse dado a garantia para os trabalhadores de que receberiam o salário, poderia ter sido um caos essa transição.

"No entanto, aconteceu de forma razoável, porque empenhei minha palavra de que, se eles não recebessem da Transmil, a prefeitura iria honrar os 17 dias de trabalho na transição. A prefeitura segurou recursos da Transmil e agora vamos acertar. Não sei se depositando em juízo. O jurídico da prefeitura está encontrando a forma de fazer este acerto, mas é dinheiro que seguramos da Transmil e vamos passar para o pagamento dos funcionários."

Fonte: Maria das Graças Salvador / Jornal de Uberaba

domingo, 1 de novembro de 2009

Situação da TCS em Sorocaba é cada vez mais precária

A manutenção dos ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) está prejudicada. O profissional que administrava a TCS antes da intervenção, Baltazar de Sousa Júnior, revela que a Urbes reduziu a aquisição de peças e consequentemente os reparos nos ônibus. Na garagem, mecânicos afirmam que a checagem preventiva caiu pela metade e confirmam a falta de estoque para todos os consertos necessários. Autopeças informam que deixam de vender por causa das dívidas.

Nas ruas, os ônibus param ou provocam acidentes por causa dos defeitos, como um atropelamento fatal no mês de setembro. A Urbes diz que não houve interferências no plano de manutenção. Em relação aos fornecedores, informa que “não houve atraso de pagamento de fornecedores, mas sim reprogramações em razão da administração de fluxo de caixa da empresa, que prioriza despesas com pessoal, combustível, manutenção e as demais despesas necessárias à operação”, consta em reposta à reportagem. Também reconhece dificuldades na operação das linhas e lembra que as administra para evitar a descontinuidade do serviço de transporte.

Em entrevista na última segunda-feira, Baltazar de Sousa Júnior disse que a partir do final de maio, depois que a Urbes interveio totalmente na administração da TCS, o investimento mensal na frota reduziu em R$ 414 mil, de R$ 1,807 milhão para R$ 1,393 milhão. Afirma que a partir de então passou a haver mais quebras, menor investimento para compras no almoxarifado e carro pendente de manutenção por falta de peças. “A coisa está degringolando, estão deixando de investir e a frota vai quebrar, não vai rodar. Será que não é para prejudicar a TCS?”, questiona.

Segundo Baltazar, deixam de ser feitas revisões pelo “valetamento”, ou seja, a checagem de todas as folgas de cada carro quando retornam das ruas. No ‘valetamento‘ são checados rolamentos, manga de eixo, roda, trambulador. “Com a falta de investimento está deixando de comprar peças básicas (...) detectados problemas era feita a ficha e trocada a peça, isso não está mais sendo feito em alguns tipos de manutenção”, afirmou. Na opinião de Baltazar, a Urbes deixa de fazer a manutenção porque a frota será substituída pelos novos veículos das empresas emergenciais.

Pode piorar

A Urbes informa que a situação pode piorar. Lembra que as dificuldades aumentaram a partir de 4 de agosto deste ano, quando, por determinação judicial, dez veículos foram apreendidos. As apreensões ocorreram por falta de pagamentos de empréstimos junto à instituição financeira, cuja garantia incluía veículos do transporte coletivo de Sorocaba. E pode piorar porque há pendência sobre outros veículos que podem ser apreendidos pela mesma instituição a qualquer momento. Não divulgou quantos são.

Justificou que a intervenção foi realizada para operar as linhas pertencentes ao Lote 1 com o objetivo de evitar a descontinuidade da prestação dos serviços de transporte coletivo em razão da sua natureza essencial. Explicou que o decreto municipal (nº 16.633, de 27/05/2009), determinou a intervenção total na operação do serviço de transporte coletivo urbano, decorrente da caducidade da concessão outorgada à TCS, também, determinada por meio de decreto municipal (nº 16.634, de 27/05/2009).

Quebras e atrasos continuam

Os ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) continuam quebrando e atrasando os compromissos dos passageiros. Somente no ponto em frente ao jornal Cruzeiro do Sul, na avenida Carlos Reinaldo Mendes, dois diferentes carros tiveram que encerrar as viagens ontem e pelo mesmo motivo: alta temperatura no motor. O carro de número 1.700, com nove anos de uso, ferveu por volta das 14h40. Às 17h50, foi vez do motorista do carro 1.785 encerrar a viagem no mesmo local por causa do alarme sonoro que indicava o motor muito quente com riscos de fundir, se prosseguisse a viagem. A assessoria de imprensa da Urbes Trânsito e Transporte não foi encontrada ontem para informar os motivos das falhas ou quantos veículos quebraram ontem.

A doméstica Jussara Bock, 45 anos, estava no ônibus 1.700, com destino ao bairro Éden, Zona Industrial. Disse ter aguardado por cerca de meia hora pela chegada do outro ônibus para prosseguir a viagem. “Tem que ter paciência, culpa da empresa que não faz manutenção, enquanto os ônibus novos continuam parados na garagem”, disse Jussara. O carro 1.785, que parou às 17h50, levava cerca de 30 passageiros para o bairro do Cajuru, Zona Industrial.

O carro chamado para continuar o itinerário do 1.785, segundo os passageiros, demorou cerca de 15 minutos para chegar. A faxineira Taís Aparecida de Abreu voltava do serviço e conta que foi a segunda vez que teve problemas com o transporte público esta semana.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul / Leandro Nogueira (parte)