A Volvo Bus Latin America concretizou a venda de 100 unidades Volvo B9SALF biarticulado, um dos mais avançados e inovadores chassis urbanos de grande capacidade de transporte da marca, recém-lançado no Brasil. Os veículos receberão uma carroceria com design inédito e serão encarroçados pela Caio-Induscar.
O B9SALF é o único do mercado brasileiro com 100% de piso baixo. Com um motor de 9 litros e 360cv de potência - localizado lateralmente no entre-eixo do primeiro carro -, este chassi é a melhor opção para operações que precisam atender aos mais exigentes padrões do transportador para garantir maior acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.
“A Volvo é o primeiro fabricante a oferecer ônibus biarticulados e articulados com piso 100% baixo na América Latina e também o que oferece a melhor acessibilidade do mercado”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America. O B9SALF é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo. “É acessibilidade total”, completa o presidente.
Os ônibus vão rodar em São Paulo, contribuindo para melhorar o complicado trânsito da cidade, a maior do hemisfério Sul. Os B9SALF ampliarão as frotas das operadoras Viação Campo Belo e Cidade Dutra, pertencentes ao Grupo Ruas, maior operador de empresas de ônibus urbanos de São Paulo e um dos maiores do Brasil, e que transporta em média cerca de 90 milhões de passageiros por mês.
Grupo Ruas
O Grupo Ruas está investindo em ônibus biarticulados e articulados, justamente pelos principais benefícios destes chassis: maior capacidade de transporte, menos emissões de gases, custo menor por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. A companhia adquiriu os primeiros articulados Volvo em 1983, e os primeiros biarticulados em 1996.
Sediada em Botucatu, interior de São Paulo, e com cerca de 3 mil funcionários, a Caio-Induscar atua em todo o território brasileiro e em mercados internacionais, como África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti e Trinidad Tobago, entre outros.
BRT’s
Ao contrário de seus congêneres, este novo ônibus Volvo tem 26,5 metros de comprimento, situação que, aliada ao motor localizado entre os eixos, permite a elevada capacidade de transporte. “Temos muita experiência em BRT’s (Bus Rapid Transit), e sabemos que a capacidade de transporte é fator decisivo na competitividade. Somos imbatíveis nesta área”, destaca Gabell.
No Brasil os BRT’s são conhecidos como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, cidade pioneira na implantação de um projeto viário e de transporte desta natureza. Outro BRT importante na América Latina que optou por chassis Volvo é o de Santiago, capital do Chile, que escolheu usar ônibus de piso baixo e de grande capacidade para facilitar a acessibilidade e o transporte de milhões de passageiros todos os dias.
Fonte: Volvo do Brasil
e será que para a CONSÓRCIO PLUS virão alguns articulados B9 SALF???
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