terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ladrões furtam tacógrafos de ônibus em pátio da Prefeitura de Santo André

Dezesseis ônibus da secretaria de Educação de Santo André tiveram painéis e tacógrafos - dispositivos para medição e controle de velocidade - furtados em um pátio da Prefeitura, no Parque Capuava. Dois deles, inclusive, tiveram também o aparelho toca-CD removido. A suspeita dos funcionários é de que o crime tenha acontecido no fim de semana, quando o local fica sem a proteção da GCM (Guarda Civil Municipal).

O local não conta com um vigilante fixo. A segurança ficaria a cargo das rondas da GCM. Nos finais de semana, entretanto, os guardas não passam pelo local.

Ao chegarem à garagem, na manhã de ontem, os trabalhadores notaram que parte da cerca de proteção do terreno havia sido cortada. Ao vistoriarem os ônibus, dez deles com menos de três anos de uso, foi constatada a falta dos equipamentos, sem os quais os veículos ficam sem condição de uso.

A maior parte dos veículos não tinha marcas de arrombamento, enquanto outros tiveram quebrados os vidros das portas.

Segurança - O comandante da GCM de Santo André, Paulo Ricardo Rodrigues Bento, disse que, ao contrário de outros pátios da administração municipal, a garagem do Parque Capuava não contava com a presença de segurança permanente.

"Outros pátios da Prefeitura contam com seguranças patrimoniais ou a vigilância de integrantes da GCM. A garagem da Secretaria de Educação era a única em que não havia a segurança permanente, pois era um ponto sem ocorrências", destacou Bento.

Ainda segundo o comandante da GCM, tendo em vista o furto dos equipamentos, a partir de hoje o local deverá contar com a presença de dois guardas civis, que trabalharão em esquema de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.

O caso foi encaminhado ao 5º DP. Os 16 veículos deverão passar por perícia para descobrir possíveis pistas dos criminosos.

Veículos - A Secretaria de Educação e Formação Profissional de Santo André informou que, "apesar da ação dos ladrões terem deixado os veículos inoperantes", a Prefeitura garante que "se empenhará em sanar o problema o mais rápido possível".

Fonte: Evandro Enoshita / Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário