terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ministério Público pede sinalização de pontos de ônibus em Marília/SP

A falta das faixas amarelas, que devem sinalizar os pontos de ônibus espalhados pela cidade, é motivo de uma ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional).

Ministério Público quer a adequação de todos os pontos de ônibus existentes em Marília, com a devida sinalização dos locais, sob pena de multa diária estipulada em R$ 10 mil.

Solicitação, requerida em caráter liminar, ainda está sob apreciação da juíza da 1ª Vara Civil, Paula Jacqueline Bredariol de Oliveira. Ação é proposta pelo 2º promotor de Justiça, José Alfredo de Araújo Sant’Ana.

Documento salienta que o estado de conservação dos pontos de ônibus é “lastimável”. Promotor considera que “tal situação provoca confusão e insegurança”, “além de dificultar a entrada e saída de crianças, idosos, deficientes porque aumenta a altura do degrau das escadas”.

Reportagem do Diário percorreu alguns pontos por bairros da cidade, e já no fim da Sampaio Vidal encontrou locais de paradas sem a sinalização. Situação também verificada na Via Expressa: de todos os dez pontos, nenhum apresenta solo demarcado em amarelo.

A Emdurb informou que não tem conhecimento sobre a ação, mas reconhece que o problema existe. Segundo o presidente da autarquia, Domingos Alcalde, sinalização não foi realizada antes por falta de caixa suficiente – problema que ele garante já estar sanado. Ele informou ainda que tomará as medidas necessárias.

Pontos ficam em meio a matagal

Sem sinalização, ponto de parada da linha Vila Hípica, na zona sul ainda está em situação mais crítica. Usuários da Circular precisam esperar a chegada do veículo em meio a um matagal.

Condição que é vista como um problema pela dona-de-casa Maria da Graça Alves, 63 anos. Ela conta que já chegou a cair ao tentar subir em um ônibus por conta disso.

“O ônibus para longe e a gente tem dificuldade para subir. Mas é quase sempre assim, isso quando não tem carro no lugar onde está o ponto”, diz.


Fonte: Diário de Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário