terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeitura de São Paulo cede e libera fretados na Berrini

O secretário municipal de Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, anunciou nesta terça-feira que a circulação dos ônibus fretados na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini será autorizada a partir da tarde desta quarta-feira. A medida foi tomada devido a demanda de passageiros na região.

De acordo com a secrataria, três pontos para embarque e desembarque de ônibus fretados serão disponibilizados na avenida, nos dois sentidos da via. Os ônibus poderão circular no mesmo trajeto da linha de um ônibus municipal que atravessa a região.

"O objetivo é desafogar o trânsito na região. Esses pontos são necessários devido à ausência de metrô na região", explicou o secretário. Ele também anunciou a criação de um ponto adicional na Avenida Doutor Chucri Zaidan, que é a continuação da Berrini.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura modifica o projeto original da restrição aos fretados no centro expandido da Capital. A mesma mudança já havia sido feita na Avenida dos Bandeirantes, também na Zona Sul da cidade. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), havia dito ontem que o projeto original poderia ser "modificado e aperfeiçoado".

Prefeitura de São Paulo ainda estuda aperfeiçoamentos das medidas. De acordo com o secretário dos Transportes, a restrição já provocou melhoras no trânsito da capital. Segundo ele, houve uma redução de 70% do trânsito pela manhã na segunda-feira, em comparação com as segundas-feiras de julho de 2008.

Protestos

Esta terça-feira foi mais um dia de protestos de usuários dos ônibus fretados na cidade. A avenida Doutor Arnaldo foi ocupada e desbloqueada após uma hora de protestos. Cerca que 400 pessoas haviam bloqueado as duas pistas da avenida desde as 18h20.

Na segunda-feira, três importantes vias da cidade de São Paulo também foram tomadas por manifestações contra as restrições ao transporte fretado na cidade, medida que entrou em vigor nesta segunda.

Entre as 18h e as 19h, uma manifestação ocupou totalmente as pistas local e expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, próximo à estação de metrô Berrini, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O trânsito na região chegou a oito quilômetros.

Próximo dali, na avenida dos Bandeirantes, próximo à rua Cabo Verde, sentido Marginal Pinheiros, outro grupo de manifestantes ocupou completamente a pista expressa e local.

Situação parecida foi encontrada na avenida Ricardo Jafet, que também foi totalmente ocupada no sentido capital, próximo à estação Imigrantes.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário