sábado, 18 de julho de 2009

Fortaleza/CE: 28 linhas de ônibus com itinerário desviado por causa de buracos voltam ao normal

Quase dois meses após o início da Operação Tapa-Buracos em Fortaleza, pelo menos 28 linhas de ônibus que estavam alterando sua rota para desviar de trechos esburacados na pista retomaram o itinerário original. Em maio, levantamento feito por O POVO mostrou que havia pelo menos 54 linhas desviando seu trajeto. A Prefeitura garante que, até 22 de agosto, quando encerra a primeira etapa da operação, o problema estará resolvido.

Até o momento, a maioria das linhas que retomou sua rota circula fora da periferia. É o caso dos ônibus que trafegam pela rua Eduardo Sabóia, na lateral do Hiper Bom Preço, no Papicu. Por causa dos buracos que existiam na via, os motoristas estavam desviando por uma rua lateral. “Era ruim. A gente tinha que andar mais até a parada, ficava meio perdido. Mas, no mês passado, consertaram os buracos daqui e os ônibus voltaram”, comenta a dona-de-casa Laura Oliveira.

O conserto dos buracos na rua Eduardo Sabóia beneficiou pelo menos cinco linhas: Antônio Bezerra/Papicu; Papicu/Praia do Futuro; Papicu/Conjunto Alvorada; Papicu/Cidade 2000 e Dom Luís. “As vias grandes e perto do terminal, o pessoal sempre conserta. Quero ver é aqui, na periferia”, diz o contínuo Luis de Souza, que mora no bairro Planalto Ayrton Senna (antigo Pantanal).

Segundo os moradores do bairro, faz mais de três meses que as únicas linhas que circulam por lá deixaram de passar pela rua Retiro da Felicidade, onde ficava o ponto final dos ônibus. Agora, a parada mais próxima fica a cinco quarteirões de distância. “Eu saio pra trabalhar 4 da madrugada e tenho que andar que só até a parada. Sempre tem assalto por aqui”, reclama o auxiliar de produção Manoel Garcia.

No Itaperi, as linhas de ônibus que circulam pelo Conjunto Veneza Tropical também continuam precisando desviar sua rota. O problema é a quantidade de buracos na rua 6, que inviabiliza a passagem de veículos mais pesados. “Faz tempo que o ônibus deixou de passar. O jeito é andar mais até a (nova) parada”, diz a aposentada Raimunda de Souza, 65.

De acordo com o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, a Operação Tapa-Buracos está sendo realizada por etapas. A primeira, que prioriza os corredores de ônibus, tem prazo de 90 dias. “Ainda estamos no prazo. Avançamos muito se você considerar que, nas primeiras semanas, tivemos chuva e a greve (dos servidores da Usina de Asfalto)”, lembra Daniel. O coordenador do Transfor diz ainda que, até o fim da operação, os outros corredores de ônibus serão contemplados.

Fonte: Tiago Braga / Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário