segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Novo corredor de ônibus da Av. Ana Costa começa a funcionar hoje em Santos/SP

O novo corredor de ônibus da Avenida Ana Costa, no sentido Centro-praias, começa a funcionar hoje. Com a faixa da direita reservada para coletivos e táxis transportando passageiros, fica proibido o tráfego e o estacionamento de veículos particulares no local, das 17 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. A restrição fica estabelecida da Avenida Rangel Pestana, na Vila Mathias até a Praça Independência, no Gonzaga.
Apesar das novas regras entrarem em vigor a partir de hoje, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) concederá um período de adaptação aos motoristas. Neste primeiro momento não serão aplicadas multas aos condutores que descumprirem a medida.
Além disso, 17 operadores de trânsito orientarão os motoristas sobre o funcionamento do corredor. Segundo a CET, o prazo para início das punições ainda não foi determinado.
No entanto, o valor já foi estipulado. Os infratores estarão sujeitos a multas de R$53,20 mais três pontos na carteira, para quem trafegar no corredor; e de R$85,13 mais quatro pontos para aqueles que estacionarem em locais restritos.
Em conjunto à nova norma, a companhia desenvolveu outras ações, visando melhorar o fluxo na região. Para beneficiar os veículos que utilizam a via das 17 às 20 horas, a CET reprogramou os semáforos da avenida. Ao mesmo tempo, será proibido, a partir da quadra anterior à Av. Ana Costa, o estacionamento nas ruas Carvalho de Mendonça (o ponto de táxi dessa quadra também ficará inoperante durante essas três horas), Espírito Santo e Luiz de Farias.
As determinações também vão atingir as unidades escolares instaladas ao longo do corredor. O embarque e desembarquedos estudantes deverá ocorrer nas vias laterais. As vagas do estacionamento regulamentado do Gonzaga, demarcadas na avenida, serão liberadas apenas até às 17 horas.
A meta do corredor é favorecer o deslocamento rápido dos ônibus e, assim, reduzir o tempo de viagem dos coletivos, e estimular os motoristas a deixarem o carro em casa. No sentido praias-Centro, onde a faixa exclusiva foi implantada dia 22 de junho, houve redução de cerca de cinco minutos no trajeto do transporte público.

SEMANA

O lançamento do corredor inte- gra a programação da Semana Nacional de Trânsito que também começa hoje. Até a próxima sexta-feira, a CET realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre o comportamento no trânsito.
Amanhã, às 13h45, acontece uma ação educativa na Casa Branca School. Na quartafeira, haverá curso de aperfeiçoamento profissional para motoristas, das 8 às 12horas e das 13h30 às 17h30, no Sindicato dos Taxistas. Já na quinta-feira, a ação educativa acontece na Escola Portuguesa Infantil, das 8h30 às 14 horas. O último dia será marcado por uma palestra com o tema Direção Defensiva, às 9 horas, na Codesp.
Além disso, serão afixados dez painéis, 30 faixas e 20 banners em pontos diferentesda Cidade. Os vidros traseiros dos ônibus ganharão 20 busdoors, com mensagens como Educação é essencial. No trânsito é fundamental.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário