sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prefeitura confirma venda da Viação Cidade de Americana à Amparo Viação Turismo

A Prefeitura Municipal de Americana (SP) anunciou oficialmente que a VCA (Viação Cidade de Americana) foi vendida para a Amparo Viação Turismo. A VCA, através do protocolo 45.012/2009 comunicou a transferência do controle da empresa para o casal Valdir Mansur Teixeira e Maria Cristina Mansur Teixeira, proprietários da Amparo Viação. Os rumores sobre a venda da VCA rondam Americana há meses, porém nenhum lado confirmava a informação. O prefeito de Americana, Diego de Nadai, aprovou a venda e disse que, com o fim do impasse da venda, o projeto de implantação do bilhete único na cidade poderá ser agilizado, uma vez que a outra operadora da cidade, a Viação Princesa Tecelã (VPT), já até teria conversado com os novos donos da VCA e fechado que irá administrar e implantar o sistema eletrônico na cidade. Na antiga administração da empresa recém-vendida, havia uma disputa sobre quem iria implantar e gerenciar o sistema na cidade. Há também uma antiga disputa sobre a comercialização de passes e operação de linhas entre a VCA e a VPT, disputa essa que não deverá mais acontecer com a venda da primeira empresa.


Apesar da confirmação da Prefeitura da cidade e até da Viação Princesa Tecelã, o diretor da VCA, Jefferson Elias nega a venda da empresa e informa que só fez o protocolo na prefeitura para uma possível futura venda, informando desde então como seria a transferência do controle acionário da viação. Em fevereiro, o blog “Novo Momento” já havia adiantado que a VCA estava à venda por R$ 60 milhões.


A VCA surgiu no início desta década depois de uma disputa entre sócios da AVA (Auto Viação Americana), empresa que operava o sistema municipal na cidade de Americana, além de deter linhas rodoviárias, operar fretamento e turismo e linhas metropolitanas na região de Campinas. Depois de um acordo, um dos sócios, Jefferson Elias, ficou com as operações urbanas de Americana e a rede de fretamento e turismo. Com essa parte, criou a Viação Cidade de Americana, e a AVA continuou com as demais linhas que opera até hoje.


Texto: Portal InterBuss (com informações do Jornal TodoDia, Rádio Notícia e Blog Novo Momento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário