quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festa marca lançamento da nova linha G7 de ônibus rodoviários da Marcopolo

Portal InterBuss marcou presença no evento que reuniu empresários do setor no prédio da empresa, em Guarulhos.

A encarroçadora Marcopolo apresentou nesta quarta-feira, dia 24 de junho, sua nova linha de carrocerias de ônibus rodoviários, a tão esperada Geração 7, ou simplesmente G7, em um evento realizado em seu prédio de Guarulhos. Centenas de empresários do setor, além de colaboradores da própria Marcopolo estiveram presentes para acompanhar o lançamento oficial da nova linha.

O evento foi aberto pela jornalista Adriana Collin, que fez a apresentação dos novos modelos e destacando os aspectos que foram melhorados em relação à linha anterior, principalmente a questão do uso de leds nas lanternas e luzes individuais internas. Porém, antes disso, chamou o sr. Paulo Bellini, presidente do conselho de administração da Marcopolo S.A., que falou sobre os sessenta anos da empresa, relembrou as dificuldades no início das operações, nos anos 50, quando chassis de caminhões eram cortados e adaptados para receber as carrocerias de ônibus, numa operação que levava em média três meses a unidade. Bellini destacou também o novo conceito da Geração 7, algo totalmente inovador e diferente das gerações anteriores. Logo após foi a vez do presidente da FABUS
(Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), José Antonio Fernandes Martins, que também é vice-presidente do conselho consultivo da Marcopolo, falar sobre o lançamento da nova linha. Martins abriu seu discurso falando sobre a queda nas vendas de ônibus neste primeiro semestre por conta da crise econômica mundial, que resultou em cerca de 40% menos vendas. No entanto, por conta de programas de incentivo e de renovação de frota, a comercialização de novas carrocerias estão se recuperando. Disse também que o lançamento da G7 pela Marcopolo é um marco importante, justamente por acreditar na reação do mercado. Martins tirou aplausos dos presentes ao dizer que a Geração 7 tem a beleza "de uma Gisele Bündchen" e a força "de um Arnold Schwazenegger, de um Rambo". Destacou também que trata-se de produtos totalmente novos, um novo conceito. Finalizou dizendo que a nova linha da Marcopolo não pretende ser melhor que as concorrentes, mas sim algo que acrescente ao mercado, que traga inovação. Parabenizou também os mais de 12 mil colaboradores da Marcopolo pelo sucesso da empresa em suas sete fábricas espalhadas pelo mundo.

O último discurso foi do diretor-geral da empresa, José Rubens de La Rosa, que destacou os pontos positivos da G7, e corrigiu o número de colaboradores, que é atualmente de 14 mil, já que "nos últimos meses houve algumas contratações a mais em virtude da reação do mercado".


Logo após, os quatro novos modelos foram apresentados aos convidados que, apoiados por colaboradores da Marcopolo, puderam conhecer os veículos e ver todos seus novos detalhes. Os modelos receberam os seguintes chassis:

Marcopolo Paradiso G7 1200 - Mercedes-Benz O-500RSD de 422cv
Marcopolo Paradiso G7 1050 - Scania K340
Marcopolo Viaggio G7 1050 - Mercedes-Benz O-500R
Marcopolo Viaggio G7 900 - Volksbus 17 230 EOD

Um dos itens que mais chamaram a atenção dos convidados foi a nova poltrona, mais confortáveis e mais largas que na Geração 6. Houve também comentários em torno dos sanitários, que não sofreram alterações. Uma das novidades que também merece destaque é o novo formato do painel, que tem as laterais móveis, podendo ser ajustadas pelos motoristas da forma que achar melhor. No caso do Paradiso 1200, ele está equipado também com uma câmera interna, e através de um pequeno monitor lateral o condutor consegue visualizar quase tudo que se passa no salão de passageiros. Esse tipo de equipamento já existe na maioria dos ônibus Double-Decker, porém apenas no andar inferior.

Muitos empresários questionaram um novo item nos carros, que é a porta de separação do salão de passageiros e o motorista. Todos os novos modelos têm essa porta toda em vidro temperado deslizante. A dúvida era se, com o tempo, essa porta, por ser mais fina justamente pelo vidro, não começaria a ficar "solta" e "bater", dúvida rapidamente sanada pelo pessoal da Marcopolo, informando que não, justamente pelo novo sistema de travamento.

Os novos modelos já estão em comercialização, em conjunto com a antiga linha. Até o final do ano, a nova linha G7 estará completa, com a chegada do Paradiso G7 1600LD e Paradiso G7 1800DD e um modelo intermediário, para substituir o atual Paradiso G6 1350. O desenvolvimento da nova linha da Marcopolo levou três anos de pesquisas.

Veja galeria especial de fotos em http://galeria.portalinterbuss.net, com tudo sobre o evento.

Cobertura especial: Equipe Portal InterBuss

Texto: Luciano Roncolato
Fotos: Chailander Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário