sexta-feira, 26 de junho de 2009

Programa de Controle da Poluição da EMTU aprova 80% dos ônibus intermunicipais de São Paulo

O Programa Conscientizar da EMTU/SP mede a emissão de fumaça preta dos 15 mil ônibus e micro-ônibus que operam o serviço regular e de fretamento.


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP aprovou 80% dos 1.050 veículos inspecionados nos seis primeiros meses de 2009 pelo Programa Conscientizar.

Criado em agosto de 2008 para informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano (comum, especial fretamento e fretamento escolar), o Conscientizar já envolveu a inspeção de 1.900 veículos, com aprovação de 80% dessa frota.

Na Região Metropolitana de São Paulo foram inspecionados 708 veículos de janeiro a junho deste ano. Destes, 75% foram aprovados no Programa.

O resultado foi mais positivo ainda na Região Metropolitana da Baixada Santista. Nos seis primeiros meses do ano passaram pelo ConscientizAR 470 ônibus, dos quais 90% foram aprovados.

Na Região Metropolitana de Campinas foram inspecionados 51 ônibus e aprovados 39 em 2009.

Controle da poluição

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem o prazo de sete dias a partir da data de inspeção para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização. Até maio de 2009 todos os ônibus e micro-ônibus reprovados foram regularizados.

A inspeção é feita com o uso do opacímetro, um aparelho usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida por veículos a diesel. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Prêmio AEA

O Programa ConscientizAR recebeu o prêmio de Meio Ambiente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) na categoria Responsabilidade Ambiental. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 8 de junho no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.

Política ambiental

Esse programa reforça a política ambiental da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP na busca por procedimentos e tecnologias novas que garantam a qualidade do ar nas regiões metropolitanas em que atua (São Paulo, Baixada Santista e Campinas). Um exemplo dessas iniciativas é o Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, o primeiro da América Latina, construído no Brasil sob a coordenação da empresa, cujos testes começarão no próximo mês de julho no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). Trata-se de veículo totalmente limpo que emite vapor de água ao invés de fuligem.

Ônibus a etanol

Além desse ônibus, a EMTU/SP já acompanha no mesmo corredor o desempenho do ônibus a etanol, desde outubro de 2007. Os primeiros resultados com essa tecnologia são positivos em relação à resistência e capacidade de transporte, considerando os fatores carregamento e potência do motor.

Eletrificação do corredor

Reforçando ainda mais a política ambiental da empresa, está em andamento a contratação de empresa, por meio de licitação pública, que executará as obras de eletrificação do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), o que permitirá a operação de todo o sistema por ônibus elétrico (trólebus), também com emissão zero de poluentes.

Inspeção de frota

Outras ações voltadas à preservação do meio ambiente fazem parte da rotina dos trabalhos desenvolvidos pela EMTU/SP, como a rigorosa inspeção da frota das três Regiões Metropolitanas de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista e Campinas). Nas fiscalizações são verificados cerca de 400 itens relacionados à manutenção dos cerca de 15 mil veículos das modalidades regular (comum e especial), fretamento e fretamento escolar. A manutenção preventiva dos ônibus e micro-ônibus garante menos emissão de resíduos no ar.

Outros programas estão em fase de elaboração como o “Proteger” que visa controlar as emissões e descartes de resíduos sólidos e líquidos pelas operadoras de ônibus (concessionárias e permissionárias) e pela própria EMTU/SP. Para isso, prevê a instituição do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no transporte metropolitano sobre pneus.

Fonte: Assessoria de Imprensa/EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário