segunda-feira, 22 de junho de 2009

Metrô para e esquema reforça ônibus em Recife-PE

Os servidores do metrô entram em greve a partir das 22h de hoje. Eles fazem assembleia a partir das 18h, na Praça Milvernes Lima, ao lado a Estação do Metrô do Recife, onde ajustam os detalhes da paralisação. A categoria reivindica reajuste de 12,5% para o acordo anual, adicional noturno, percentual pago por horas extras e ampliação do plano de assistência médica e odontológica.

Para atender à demanda, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema de reforço emergencial de ônibus. A partir do inicio da manhã da terça-feira, as seis linhas que circulam nas áreas atendidas pelo metrô (tronco centro e sul) serão reforçadas com mais 38 veículos.

A operação inclui a criação de linhas emergenciais, mudanças e prolongamentos de itinerários, estocagem de veículos, redução de intervalos de viagens e fiscalização intensiva, com o apoio de 50 fiscais. Se necessário, a fiscalização irá deslocar coletivos para qualquer linha em que for detectada a demanda.

Nos terminais integrados de Jaboatão e Centro do Recife (estação Recife), serão criadas emergencialmente as linhas Jaboatão/Barro e Joana Bezerra/Afogados/Barro. Ambas irão operar com seis veículos, cada, e intervalo de 15 minutos. A terceira linha criada especialmente para atender a demanda será a Barro/Camaragibe, através do prolongamento da linha Camaragibe/CDU, que será ampliado até o Terminal Integrado do Barro. Nesta linha, irão operar oito coletivos. Juntas, as linhas emergenciais irão operar com uma frota total de 20 coletivos, cobrando à tarifa do anel A (R$1,85).

Já a linha Jaboatão (Parador) será reforçada com quatro ônibus. Na Estação Joana Bezerra, a linha Circular IMIP funcionará com mais dois coletivos, fazendo a ligação com a Estação Recife. De acordo com o Grande Recife, o esquema deve durar enquanto os metroviários estiverem em greve.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.0810158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Confira o esquema de reforço:

Linhas criadas para funcionar durante a greve:

Jaboatão/Barro
Joana Bezerra /Afogados/Barro
Barro/Camaragibe

Linhas com reforço:

Jaboatão (Parador)
Brigadeiro Ivo Borges
Cajueiro Seco / Afogados
Cajueiro Seco
Circular (IMIP)
Conjunto Marcos Freire

Terminais com estocagem:

Joana Bezerra
Jaboatão
Barro
Camaragibe

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário