quarta-feira, 24 de junho de 2009

Volvo lança no Brasil os chassis B9SALF articulado e B9SALF biarticulado

A Volvo Bus Latin America está lançando no Brasil os seus mais avançados e inovadores chassis urbanos de grande capacidade de transporte: o B9SALF articulado e o B9SALF biarticulado, os únicos do mercado brasileiro com 100% de piso baixo. Com um motor de 9 litros e 360cv de potência - localizado no entre-eixo do primeiro carro -, este chassi é a melhor opção neste tipo operação, pois atende aos mais exigentes padrões do transportador para garantir maior acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

“A Volvo é o primeiro fabricante a oferecer ônibus articulados e biarticulados com piso 100% baixo na América Latina e o que oferece a melhor acessibilidade do mercado”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America. O B9SALF é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo.


“É um chassi que deverá atender a todas as cidades que têm demandas por estes atributos, principalmente a acessibilidade e alta capacidade de transporte”, observa Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, entre outros grandes centros urbanos que demandam por veículos com estas características. “É acessibilidade total”, completa o presidente.


Os chassis que a Volvo está apresentando hoje foram desenvolvidos para ter maior capacidade de transporte. Ao contrário de seus congêneres, o ônibus Volvo pode ter 20 metros de comprimento, situação que, aliada ao motor localizado entre os eixos, permite a elevada capacidade de transporte. “Temos muita experiência em BRTs (Bus Rapid Transit), e sabemos que a capacidade de transporte é fator decisivo na competitividade. Somos imbatíveis nesta área, com mais 20% de capacidade de transporte com os mesmos custos operacionais”, destaca Gabell.


No Brasil os BRTs são conhecidos como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, cidade pioneira na implantação de um projeto viário e de transporte desta natureza.


Outro BRT importante na América Latina que optou por chassis Volvo é o de Santiago, capital do Chile, que escolheu usar ônibus de piso baixo e de grande capacidade para facilitar a acessibilidade e o transporte de milhões de passageiros todos os dias. “A tecnologia dos chassis B9SALF que estão sendo lançados no Brasil já foi testada extensiva e longamente na capital chilena, onde circulam mais de 2,1 mil ônibus Volvo, 1,2 mil deles articulados. “É o maior BRT do mundo e o que possui o maior número de chassis Volvo”, diz Castro.


Chassis B9SALF articulado e B9SALF biarticulado: melhor opção em acessibilidade

Os inovadores chassis urbanos B9Salf articulado e B9Salf biarticulado que a Volvo Buses Latin America está apresentando hoje ao mercado são a melhor opção para o frotista brasileiro: os chassis têm 100% de piso baixo, oferecem a melhor acessibilidade, tem a maior capacidade de transporte e o menor custo operacional por passageiro transportado.

“Somos reconhecidos em todo o mundo como uma companhia que oferece e ajuda a desenvolver sistemas integrados de transporte de passageiros”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America. O B9Salf é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo.

A Volvo é a única montadora a produzir e comercializar um ônibus com um motor que é colocado entre os eixos. Esta disposição possibilita a instalação das quatro portas em piso baixo. “Não é necessário a colocação de escadas e nem existem desníveis no interior do veículo”, destaca Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Buses Latin America.

Na versão do B9Salf que está sendo lançada no Brasil, algumas atualizações melhoraram ainda mais o modelo e permitiram a colocação de uma porta no lado esquerdo, aumentando a flexibilidade e possibilitando a entrada e a saída de passageiros de ambos os lados. “Conseguimos lançar um veículo que transporta 20% a mais de passageiros com praticamente o mesmo custo operacional, e isto faz diferença”, declara Euclides de Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.


Motor de última geração


O B9SALF sai de fábrica equipado com um motor Volvo de última geração de 9 litros com 360cv de potência, que atinge 1.600 Nm de torque. O propulsor, que assegura reduzidos níveis de emissões de gases, tem comunicação com a caixa de câmbio via CAN (protocolo de comunicação para veículos). A BEA (Bus Electronic Architecture) é um sistema que monitora várias funções elétricas e eletrônicas do veículo.

Já com a segunda geração da arquitetura eletrônica, BEA-2, o B9SALF tem um painel e um display do computador de bordo com mais de 50 funções. “Posicionado estrategicamente para melhor visualização do motorista, ele contribui para o monitoramento de dezenas de informações vitais da operação de transporte”, diz Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.


Sistema eficiente freios


Os chassis Volvo B9SALF se destacam pelo avançado sistema de freios a disco em todas as rodas e que é controlado por EBS. O EBS (Eletronic Brake System) é um sistema caracterizado pela aplicação conjugada de diversas tecnologias de controle dos freios e que incorpora uma série de dispositivos, a começar pelo ABS, que controla a frenagem, evitando o travamento das rodas. O B9SALF tem, ainda, o ASR, um controle que iguala a força de tração nas rodas, e ainda freios a disco de grande durabilidade e desempenho.

O veículo da Volvo possui também outras vantagens: sensor de desgaste de pastilhas mecânico e eletrônico; frenagem combinada de retarder e freio de serviço; autonomia de pastilhas; door brake (um sistema que impede que o veículo se movimente com portas abertas); e o auxílio de frenagem de emergência.


Os dois modelos de transmissão do B9SALF são os mais avançados do mercado. A vantagem está na comunicação entre a caixa de câmbio, o motor e o sistema de freios. Esta comunicação proporciona um melhor controle do acionamento do retarder e de trocas de marcha. A ECU (unidade de controle) da caixa câmbio monitora as informações de torque e potência do motor.


Fonte: Volvo do Brasil

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