sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Scania entrega segundo ônibus movido a Etanol à São Paulo


A Scania, por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), representante e organizadora do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport) no Brasil, entregou à prefeitura de São Paulo, na última quinta-feira, dia 12 de novembro, o segundo ônibus movido a Etanol no País. Equipado com chassi Scania de 15 metros de comprimento, o veículo rodará entre os terminais Lapa e Vila Mariana, sob responsabilidade da Viação Gato Preto, e atenderá a uma alta demanda de passageiros em um itinerário que inclui importantes trechos da cidade, entre eles, a avenida Paulista.

O novo ônibus, Scania Série K, possui motor de 9 litros de 270 cavalos de potência e será abastecido com combustível renovável bioetanol, hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição, atendendo às exigências européias de emissão de poluentes EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), normas obrigatórias pela União Européia a partir deste ano. O motor Scania tem tecnologia comprovada para ônibus movidos a etanol desde 1989.

O Brasil é o primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo projeto BEST.
“A entrega do segundo ônibus a Etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte. A tecnologia aplicada no veiculo contribui para redução da emissão de gases poluentes, influenciando diretamente para a melhoria da saúde da população e na preservação ambiental, sem perder as características dos demais veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.

Na avaliação da Scania, o etanol é entre as tecnologias voltadas ao transporte sustentável, a que possui melhores perspectivas para implantação e obtenção de resultados em curto prazo” comenta Marcelo Montanha, gerente de Ônibus da Scania Latin America.
Em 2007, a Scania entregou o primeiro veículo, que circulou no corredor Jabaquara - São Mateus, com parada em 9 terminais e 4 municípios da região metropolitana paulista: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

O projeto BEST é uma iniciativa da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, e é apoiado pela União Européia. O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso do etanol no transporte público, capaz de reduzir em 90% a emissão dos gases do efeito estufa. O BEST é articulado pelo Cenbio da USP - Universidade de São Paulo - e tem como parceiros, além da Scania, a Caio, a Cosan, a SPTrans, a EMTU, a BAFF/Sekab, a UNICA e a Fundação Clinton.

Fonte: Scania

Nenhum comentário:

Postar um comentário