segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Transporte em Uberaba poderá sofrer reajuste

A tarifa do transporte coletivo pode ter alteração, para mais ou para menos, segundo informa o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.

Na quinta-feira, dia 29 de outubro, o prefeito esteve reunido com a diretoria das empresas que estão atuando em Uberaba, a Líder e a Piracicabana. Do encontro ficou definido que o gerenciamento do sistema de transporte coletivo será compartilhado, ficando a cargo de um superintendente da prefeitura e de um diretor de cada empresa. O prefeito afirmou na reunião que o sistema deve funcionar bem e se autossustentar, destacando que primeiro serão sanadas todas as questões e, depois, será discutida a tarifa.

A reportagem do JORNAL DE UBERABA perguntou ao prefeito se vai haver aumento na tarifa. "É claro que eles [a direção das empresas] querem conversar sobre a tarifa, já que está no edital a instituição da tarifa. Só que quero debater todo o processo de melhoria do sistema, definir as ações e o cronograma para a implantação destas ações. Somente depois disto a gente aceitaria falar sobre tarifa. Mas não sei se a tarifa vai aumentar ou diminuir. O próprio processo licitatório definiu isso. Fiz questão de nem saber isso, exatamente porque os passos são estes. Primeiro concluir o processo licitatório, as empresas começarem a trabalhar, definir o programa de melhoria, quais as ações serão implantadas, e é depois que vamos chegar a este ponto [de avaliar a tarifa]. O sistema se paga e, se a pessoa quiser mais ônibus nos horários de pico, com ninguém em pé, isso é possível, é só colocar mais ônibus no horário de pico, mas a tarifa tem de ser compatível para isso", observa Anderson, tentando amenizar se o usuário poderá aguardar por um possível aumento de tarifa.

E explica: "A tarifa é o seguinte: qual é o conjunto de ações que você pode melhorar e que não cause muito impacto numa próxima tarifa? Esta é a discussão que vamos iniciar depois do processo de melhoria e isso não tem definição, porque a programação está sendo feita pelo dr. Antônio Almeida [superintendente de Trânsito e Transportes]. Conversei com os empresários e disse que Uberaba quer um bom serviço e estou determinado a criar um novo momento, em que a gente consiga fazer com que haja bom serviço do transporte coletivo para a população. Vamos conversar conjuntamente e compartilhar as informações, para que a gente possa atingir este objetivo. Depois, naturalmente, a prefeitura está disposta a remunerar as empresas para que haja um bom serviço de transporte", informa.

Transmil - O prefeito afirmou, ainda, que a prefeitura não irá ajudar a Transmil a cumprir com os compromissos trabalhistas, porque ela "não pode e nem deve ajudar". Lembra que, no período de transição, se não tivesse dado a garantia para os trabalhadores de que receberiam o salário, poderia ter sido um caos essa transição.

"No entanto, aconteceu de forma razoável, porque empenhei minha palavra de que, se eles não recebessem da Transmil, a prefeitura iria honrar os 17 dias de trabalho na transição. A prefeitura segurou recursos da Transmil e agora vamos acertar. Não sei se depositando em juízo. O jurídico da prefeitura está encontrando a forma de fazer este acerto, mas é dinheiro que seguramos da Transmil e vamos passar para o pagamento dos funcionários."

Fonte: Maria das Graças Salvador / Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário